sicnot

Perfil

Mundo

Abril bate recordes de calor e é o 12º mês consecutivo a fazê-lo

O mês passado foi o mais quente mês de abril da história moderna, tornando-se o 12.º mês consecutivo a ultrapassar os recordes de calor, anunciou hoje o Instituto Oceânico e Atmosférico norte-americano (NOAA).

© Hugo Correia / Reuters

"A temperatura média global nas superfícies da terra e do mar foi, em abril de 2016, a mais alta no mês de abril registada na base de dados de temperatura global do NOAA, que recua até 1880", indicou o instituto em comunicado.

"Trata-se do 12.º mês consecutivo em que o recorde da temperatura global foi batido, a mais longa série de recordes no registo de 137 anos", acrescentou o NOAA.

Lusa

  • Abril foi o 7º mês consecutivo com temperaturas mais altas desde que há registo

    Mundo

    O mês passado foi o abril mais quente desde que há registo, numa série de 7 meses consecutivos com recorde de temperaturas elevadas. Os cientistas têm alertado para o problema do aquecimento global desde, pelo menos, 1980. E desde 2000, os dados têm sido evidentes. A grande novidade reside agora no facto de além de se alcançarem recordes de altas temperaturas, as diferenças em relação aos valores anteriores serem cada vez maiores.

  • Elevadas temperaturas levam banhistas às praias do Algarve
    1:32

    País

    No Algarve, a subida das temperaturas não encheu as praias da região, mas muitas pessoas aproveitaram os primeiros banhos de sol. Os banhistas dizem que o calor ainda não aperta, mas querem aproveitar o bom tempo. A temperatura da água do mar rondou os 16 graus na praia de Quarteira. A previsão de sol deverá levar mais pessoas às praias da região nos próximos dias.

  • Esquerda contra a venda do Novo Banco
    1:51

    Economia

    O futuro do Novo Banco promete agitar a maioria de esquerda nas próximas semanas. O Bloco de Esquerda e o PCP estão contra os planos de privatização e insistem que a solução é nacionalizar o banco. O Bloco de Esquerda defende que privatizar 75% é o pior de dois mundos. Já o PCP diz que o banco deve ser integrado no setor público.

  • Vídeo amador mostra destruição na Síria
    1:04

    Mundo

    A guerra na Síria continua a fazer vítimas mortais. Um vídeo amador divulgado esta segunda-feira mostra o estado de uma localidade a este de Damasco, depois de um ataque aéreo no fim-de-semana. No ataque, 16 pessoas morreram e há várias dezenas de feridos.

  • Pescador resgatado de um lago gelado na Estónia
    1:08
  • Banco do Metro com pénis gera polémica no México

    Mundo

    Um banco em formato de homem com o pénis exposto, numa das carruagens de Metro da Cidade do México, está a gerar polémica. A iniciativa integra uma campanha contra o assédio sexual de que as mulheres são vítima no país.