sicnot

Perfil

Mundo

Novo sismo no Equador de magnitude 6,8 na escala de Richter

O Centro Sismológico Euro-Mediterrânico registou hoje um sismo de 6,8 na escala de Richter no Equador, um mês depois de um abalo que matou centenas de pessoas naquele país.

reuters

De acordo com o Instituto de Geofísica do Equador, o sismo de hoje aconteceu às 02:57 (08:57 em Lisboa), com epicentro na costa ao largo da província de Manabi e a uma profundidade de 14,7 quilómetros. Já o instituto de sismologia norte-americano USGS deu conta de uma magnitude de 6,7 graus, a mesma registada pelo Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (CSEM).

No entanto, de acordo com o CSEM, o sismo ocorreu a 165 quilómetros da capital, Quito, e com epicentro a uma profundidade de 40 quilómetros.

O USGS descartou, para já, qualquer risco de tsunami associado ao sismo do Equador. Já as autoridades equatorianas não registam de momento nem vítimas nem prejuízos materiais.

Ao primeiro abalo, sentido em vários bairros de Quito e noutras localidades, seguiram-se várias réplicas de magnitudes variadas, incluindo uma de 5,4, informou o instituto de geofísica equatoriano.

"Aqui sentimos um forte abanão. Eu e a minha família saímos a correr de casa", declarou à agência France Presse Modesto Guale, um habitante do bairro de Costa Azul na cidade portuária de Manta, na província de Manabi.

A 17 de abril, o Equador foi abalado por um sismo de magnitude 7,8 (Richter), que causou pelo menos 654 mortos.

O Presidente equatoriano, Rafael Correa, considerou o sismo de abril como "a pior tragédia [do Equador] nas últimas sete décadas". Um abalo no Equador em 1949 arrasou cidades inteiras no centro do país, provocando seis mil mortos e afetado quase 100 mil pessoas.

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • China descobre nova mutação do vírus H7N9

    Mundo

    A China descobriu uma nova mutação do vírus H7N9, considerada a mais mortífera das estirpes que causam a gripe das aves, sobretudo para aves vivas, não representando nova ameaça para os seres-humanos, informou hoje a imprensa estatal.

  • Jornalista bielorrusso come jornal após perder aposta

    Desporto

    Vyacheslav Fedorenko, editor de desporto de um importante jornal da Bielorrúsia, apostou que o Dinamo Minsk não chegaria aos play-offs da Kontinental Hockey League (KHL), uma liga internacional dominada por equipas russas. Perdeu e acabou a comer as próprias palavras, impressas em papel.

  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.