sicnot

Perfil

Mundo

Permanência do Reino Unido na UE reforça vantagem

O apoio à permanência do Reino Unido na União Europeia (UE) reforçou a vantagem em relação aos partidários do "Brexit", segundo várias sondagens publicadas terça-feira e hoje, a quase um mês do referendo.

"Grã-Bretanha mais forte na Europa"

"Grã-Bretanha mais forte na Europa"

© POOL New / Reuters

Das últimas cinco sondagens publicadas, quatro dão vantagem à permanência na UE no referendo de 23 de junho.

Um estudo da empresa Ipsos para o diário Evening Standard contabilizou 55% de inquiridos favoráveis à permanência, contra 37% que defendem a saída do bloco europeu, uma diferença de 18 pontos percentuais que é a maior registada desde a convocação do referendo, em fevereiro passado.

Na terça-feira, uma outra sondagem, da empresa ORB para o Daily Telegraph, registava uma vantagem de 15 pontos percentuais para a manutenção na UE, com 55% dos inquiridos pelo "sim" à UE e 40% pelo "não".

Numa anterior sondagem da mesma empresa, o "sim" registava menos quatro pontos percentuais (51%) e o "não" mais três (43%).

Também na terça, uma sondagem do instituto YouGov para o diário The Times dava 44% à campanha pela permanência e 40% à campanha pela saída, com 12% de indecisos.

Um estudo do instituto British Election Survey para o jornal online The Independent apresenta uma vantagem menor, com 43% dos inquiridos a votar "sim" e 40,5% "não".

Mas, neste estudo, quando se contabilizam apenas os eleitores que dizem que "muito provavelmente" vão votar, o "não" fica à frente, com 45%, e o "sim" regista 44,5%.

Por outro lado, o método utilizado na recolha das intenções de voto parece influenciar os resultados.

Dois estudos do instituto ICM para o The Guardian, um feito por telefone, outro pela internet, obtiveram resultados diferentes: no primeiro 47% disseram-se pelo "sim" e 39% pelo "não", enquanto no segundo, feito online, 47% disseram apoiar a permanência e 43% a saída.

Na análise às sondagens, os especialistas sublinham por um lado o elevado número de indecisos, cerca de um quinto do eleitorado, e a importância da taxa de participação, dado que os partidários do "Brexit" surgem consistentemente como mais motivados para votar.

Lusa

  • Os confrontos de Rui Rio
    3:38

    País

    Esta não é a primeira vez que Rui Rio enfrenta adversidades. O mesmo aconteceu durante a presidência da Câmara do Porto, quando assumiu uma rutura total com o Futebol Clube do Porto. Na primeira conferência de imprensa como presidente do PSD, avisou os adversários internos de que o clima de confronto é um ambiente do qual gosta.

  • Governo aceita diálogo com PSD após eleição de Rio
    1:52

    País

    Com a eleição de Rui Rio, o Governo aceitou entender-se com o PSD, provocando algumas críticas por parte do PCP e o Bloco de Esquerda. O líder parlamentar socialista diz que admitir o diálogo é Democracia, mas garante que o que sempre dividiu o PS do PSD mantém-se.

  • Sporting nos oitavos de final da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting garantiu esta quinta-feira o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa, ao empatar frente ao Astana, em Alvalade, a três golos, na segunda mão dos 16 avos de final, depois de ter triunfado no Cazaquistão por 3-1. Veja ou reveja todos os golos do encontro.

  • Jane Seymour posa para a Playboy aos 67 anos

    Cultura

    Esta é a terceira vez que a atriz inglesa de 67 anos participa numa sessão fotográfica para a revista Playboy. Jane Seymour aproveitou a oportunidade para se juntar ao movimento #MeToo e falar sobre as agressões sexuais que sofreu às mãos de um produtor, em 1972.

  • O estranho caso do mergulhador Alejandro Ramos

    Mundo

    O mergulhador Alejandro Ramos tornou-se num caso de investigação do Centro Médico Naval do Peru, depois do seu corpo ter começado a inchar sem qualquer explicação aparente. Isto aconteceu há quatro anos, minutos depois de ter emergido da água, onde tinha estado a trabalhar durante muitas horas.

    SIC

  • Vírus do Zika pode proteger contra a dengue

    Mundo

    Uma equipa de investigadores brasileiros acredita que a infeção do vírus Zika pode tornar a pessoa imune contra a dengue. Anteriormente, uma investigação chinesa já tinha conseguido provar o inverso: quem apanha dengue pode estar mais protegido contra o vírus do Zika.

    SIC

  • Pesca explora mais de metade de todos os oceanos

    Economia

    A pesca industrial explora mais de metade de todos os oceanos, uma área quatro vezes maior que a utilizada pela agricultura, havendo mais atividade no norte do Atlântico e do Pacífico, conclui um estudo divulgado esta quinta-feira.