sicnot

Perfil

Mundo

Tartarugas bebés caem na armadilha das luzes artificiais

As tartarugas acabadas de nascer são naturalmente atraídas para o mar graças ao reflexo da Lua nas águas. Mas ficam desorientadas pelas luzes artificiais cada vez mais numerosas tanto na costa como no mar, o que as coloca em perigo de vida.

© STRINGER Mexico / Reuters

Os investigadores da Universidade da Austrália Ocidental acompanharam 40 pequenas tartarugas-verdes (Chelonia mydas) a quem colocaram pequenos transmissores. Concluíram que os trajetos foram significativamente alterados devido às luzes artificiais.

Com uma luz ambiente natural, as trajetórias das tartarugas são praticamente idênticas, orientadas geralmente para norte/noroeste a partir do local de onde partem. Mas com luzes artificiais, estas trajetórias são totalmente diferentes, em 80% na primeira noite dos testes e em 100% na segunda noite.

Este comportamento coloca-as em maior perigo de vida porque ficam à mercê de muitos predadores.

  • Como não perder Barack e Michelle Obama nas redes sociais

    Mundo

    Sair da Casa Branca implica mais que reunir objetos físicos: é preciso guardar também os tweets, os posts e todo o conteúdo digital produzido nos últimos oito anos pelo Presidente dos EUA e pela primeira-dama. A equipa de Barack Obama já preparou tudo para que nada se perca do seu legado digital.

  • Portugueses querem contratar Obama

    Mundo

    Contratar Barack Obama. Pode parecer uma tarefa impossível, mas para a startup portuguesa Swonkie a única resposta a este desafio é "Yes We Can", mote da campanha presidencial de Obama de há nove anos.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.