sicnot

Perfil

Mundo

Tartarugas bebés caem na armadilha das luzes artificiais

As tartarugas acabadas de nascer são naturalmente atraídas para o mar graças ao reflexo da Lua nas águas. Mas ficam desorientadas pelas luzes artificiais cada vez mais numerosas tanto na costa como no mar, o que as coloca em perigo de vida.

© STRINGER Mexico / Reuters

Os investigadores da Universidade da Austrália Ocidental acompanharam 40 pequenas tartarugas-verdes (Chelonia mydas) a quem colocaram pequenos transmissores. Concluíram que os trajetos foram significativamente alterados devido às luzes artificiais.

Com uma luz ambiente natural, as trajetórias das tartarugas são praticamente idênticas, orientadas geralmente para norte/noroeste a partir do local de onde partem. Mas com luzes artificiais, estas trajetórias são totalmente diferentes, em 80% na primeira noite dos testes e em 100% na segunda noite.

Este comportamento coloca-as em maior perigo de vida porque ficam à mercê de muitos predadores.

  • Novas buscas no Universo Espírito Santo

    Queda do BES

    O Ministério Público voltou a fazer buscas no âmbito dos processos do Universo Espírito Santo. A SIC sabe que ontem e hoje os investigadores recolheram provas em diversos locais do continente e também na Madeira, nomeadamente em residências, empresas e entidades bancárias.

    Notícia SIC

  • Visitar a região afetada pelo fogos é uma forma de ajudar na recuperação
    3:07
  • Carvalhal do Sapo tenta recuperar a vida normal após incêndio
    2:33

    País

    As populações das aldeias de Góis tentam voltar à normalidade, ao fim de vários dias rodeadas por um grande dispositivo de operacionais. A repórter Cristina Freitas esteve hoje em Carvalhal do Sapo, onde se realizou mais um funeral de uma das vítimas do incêndio de Pedrógão Grande.

  • Falta de médicos e de ofertas de emprego preocupa habitantes da Guarda
    5:13
  • "Do ponto de vista interno a candidatura do Porto é a melhor" 
    0:50

    País

    António Costa admite que a candidatura da cidade do Porto para receber a Agência Europeia do Medicamento seria a melhor para Portugal. No entanto o primeiro-ministro diz que é preciso avaliar se a candidatura do Porto é a que tem mais hipóteses de ganhar, quando comparada com outras cidades europeias. 

  • Daesh divulga imagens da destruição da mesquita de Mossul
    1:58
  • "Podemos ser atendidos por um médico branco?"
    0:58