sicnot

Perfil

Mundo

Tartarugas bebés caem na armadilha das luzes artificiais

As tartarugas acabadas de nascer são naturalmente atraídas para o mar graças ao reflexo da Lua nas águas. Mas ficam desorientadas pelas luzes artificiais cada vez mais numerosas tanto na costa como no mar, o que as coloca em perigo de vida.

© STRINGER Mexico / Reuters

Os investigadores da Universidade da Austrália Ocidental acompanharam 40 pequenas tartarugas-verdes (Chelonia mydas) a quem colocaram pequenos transmissores. Concluíram que os trajetos foram significativamente alterados devido às luzes artificiais.

Com uma luz ambiente natural, as trajetórias das tartarugas são praticamente idênticas, orientadas geralmente para norte/noroeste a partir do local de onde partem. Mas com luzes artificiais, estas trajetórias são totalmente diferentes, em 80% na primeira noite dos testes e em 100% na segunda noite.

Este comportamento coloca-as em maior perigo de vida porque ficam à mercê de muitos predadores.

  • "Não partilhei SMS com ninguém"
    0:43

    Caso CGD

    António Domingues afirma que nunca revelou o conteúdo das mensagens trocadas com o ministro das Finanças sobre a entrega das declarações de património ao Tribunal Constitucional. O tema dos SMS foi abordado pelo ex-presidente da Caixa na sequência de uma pergunta do PCP sobre declarações feitas por António lobo Xavier no programa da SIC Notícias "Quadratura do Círculo".