sicnot

Perfil

Mundo

Cancelada reunião de chefes de Estado da UE devido à queda do avião da Egyptair

A reunião de chefes de Governo e de Estado socialistas e progressistas da União Europeia, prevista para sexta-feira em Roma com a presença do primeiro-ministro português António Costa, foi cancelada devido à queda do avião da Egyptair.

António Costa recebido por Alexis Tsipras em Atenas em abril.

António Costa recebido por Alexis Tsipras em Atenas em abril.

© Alkis Konstantinidis / Reuter

De acordo com informação avançada à agência Lusa pelo gabinete de António Costa, a reunião foi cancelada a pedido do primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, o anfitrião, e do presidente francês, François Hollande.

Um avião da Egyptair despenhou-se esta madrugada no Mediterrâneo com 66 pessoas a bordo, entre os quais um português e 15 franceses, não estando excluído por enquanto nenhum cenário para o desaparecimento do aparelho, seja ato terrorista ou problema técnico.

Na reunião que se realizaria em Roma, estava também prevista a presença do primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, e do presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz.

O objetivo do encontro seria fazer uma análise sobre a atual situação da União Europeia, naquela que seria a segunda reunião neste formato, depois da iniciativa do presidente francês de juntar a 12 de março, no Palácio do Eliseu, em Paris, líderes de governos socialistas e progressistas da União Europeia.

Em Roma estavam ainda confirmadas as presenças do vice-presidente da Comissão Europeia Frans Timmermans, da alta representante da União Europeia para a Política Externa e de Segurança, Federica Mogherini, do chanceler austríaco, Christian Kern, do primeiro-ministro de Malta, Joseph Muscat, do líder dos socialistas espanhóis, Pedro Sanchez, assim como dos presidentes do Partido Socialista Europeu e da bancada socialista em Estrasburgo e vários ministros dos Negócios Estrangeiros de Estados-membros da União Europeia.

Lusa

  • CDS quer que Governo revele detalhes do negócio do Novo Banco
    0:46

    Economia

    O CDS considera fundamental que o Governo revele os detalhes do negócio do Novo Banco para que pare com a especulação. Os centristas guardam uma posição política para depois de serem conhecidos os pormenores e lembram, mais uma vez, que o Executivo tem uma maioria parlamentar de Esquerda que o apoia.

  • ASAE faz doação de roupa apreendida
    1:15

    País

    A ASAE doou cerca de 200 peças de vestuário à Associação CAIS, apreendidas em ações de fiscalização. O valor destas peças é de quase 10 mil euros. Em 2016, a ASAE fez 100 ações de doação, um total de aproximadamente 14 mil peças.

  • PSD tem dúvidas sobre legalidade da taxa de proteção civil de Lisboa
    0:33

    País

    O PSD disse esta quarta-feira que a taxa de proteção civil da Câmara de Lisboa é um imposto e tem dúvidas sobre a legalidade. Numa reação ao envio deste diploma para o Tribunal Constitucional pelo Provedor de Justiça, os sociais-democratas deixaram ainda a promessa de acabar com a taxa, caso vençam as eleições na capital.

  • Conheça o Spa para recém-nascidos
    1:28

    Mundo

    Chama-se Baby Spa Perth e fica na Austrália. Nos últimos dias, o mundo ficou a conhecer este spa graças às fotografias dos bebés com as boias, que se tornaram virais nas redes sociais. O spa tem hidroterapia personalizada e massagens relaxantes. A boia, Bubby, permite que os bebés possam flutuar na água, sozinhos e em segurança.

    Patrícia Almeida

  • A rã que brilha no escuro
    2:08

    Mundo

    É a última descoberta do reino animal. Foi encontrada acidentalmente na Argentina uma nova espécie de rã, fluorescente.