sicnot

Perfil

Mundo

Pai transmitiu nascimento do filho no Facebook... por engano

Um homem que, no início da semana, transmitiu em direto o nascimento do seu filho através do Facebook não tinha noção que estava a fazê-lo para todo o mundo.

Sarah Dome com o filho recém-nascido

Sarah Dome com o filho recém-nascido

Facebook

O Facebook Live já nos presenteou com inúmeros eventos imperdíveis: uma melancia explosiva, uma entrevista presidencial falhada ou um assassínio em massa de bicicletas . Na passada segunda-feira, deu-nos a alegria da vinda ao mundo de uma nova vida.

Só que Kali Kanongata'a da Califórnia não tinha percebido que o vídeo - atualmente com mais de 255 mil visualizações - era público.

"Julgava que estava apenas a ser mostrado à minha família e amigos!", disse à revista People. Ao aperceber-se de que todos os utilizadores da rede social estavam a ver o vídeo ainda pensou suspender a emissão, mas depois pensou: "Há tanta coisa negativa no Facebook que achei que até seria positivo".

Kanongata'a e a companheira Sarah Dome dizem que ainda se riram com os comentários das pessoas que diziam que o vídeo era "demasiado" explícito.

A questão para Kanongata'a nem é o facto de toda a gente ter visto, já que para este natural de Tonga, os nascimentos são públicos há milhares de anos. O que está em causa são as definições de privacidade do Facebook, que nunca foram muito fáceis de utilizar, embora a empresa tenha vindo a fazer melhoramentos.

Por defeito, a transmissão desta nova funcionalidade é pública, o utilizador é que tem de ir alterá-la cada vez que transmite algo.

Há por isso grandes probabilidades de os utilizadores de Facebook se virem a deparar com imagens mais ou menos "inexplicáveis".

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.