sicnot

Perfil

Mundo

Cidade indiana atinge 51ºC e bate recorde nacional de temperatura

Uma cidade no norte da Índia bateu o recorde nacional de calor, registando 51 graus celsius, a temperatura mais elevada desde que a medição começou a ser feita no país, anunciaram hoje as autoridades.

Arquivo.

Arquivo.

© Amit Dave / Reuters

O novo recorde foi atingido em Phalodi, no estado do Rajistão, numa altura em que o país é fustigado por uma onda de calor.

O recorde anterior foi de 50,6º C, em 1956.

"Ontem [quinta-feira] tivemos a mais quente temperatura registada no país (...) 51 graus em Phalodi", disse à AFP o diretor do Departamento Meteorológico da Índia, B.P. Yadav.

As temperaturas no norte do país atingem frequentemente os 40 graus em maio e junho, os meses mais quentes do ano, mas é raro ultrapassarem os 50.

O departamento meteorológico emitiu alertas de "onda de calor severa" para vastas zonas das regiões norte e oeste da Índia para este fim de semana.

Lusa

  • Mais de 100 mortos na Índia devido às altas temperaturas

    Mundo

    Mais de 100 pessoas já terão morrido na Índia devido à vaga de calor. As temperaturas ultrapassaram os 40 graus Celsius, acima do normal nesta altura do ano. As autoridades alertaram os hospitais e recomendaram que a população tomasse medidas como ficar em casa, especialmente entre o meio-dia e as 15h00.

  • Encontrado corpo de mariscador desaparecido no Barreiro

    País

    O corpo do homem com cerca de 50 anos apareceu esta manhã junto ao Clube Naval do Barreiro, na mesma zona onde tinha desaparecido na noite deste sábado. A informação já foi confirmada à SIC pela Polícia Marítima, que adiantou que o corpo já foi levado para a morgue. O alerta foi dado por volta das 22:30 de ontem pelos companheiros de nacionalidade chinesa que estavam com a vítima na apanha de bivalves na margem sul do Tejo.

  • IPSS despejada nos Açores
    2:25

    País

    A IPSS Aurora Social, de Ponta Delgada, nos Açores, foi notificada pelo tribunal a abandonar a cozinha onde, há mais de 20 anos, fornece comida a quem mais precisa. A decisão judicial partiu de uma queixa dos moradores e põe em causa os postos de trabalho de 13 funcionárias, a maioria com deficiência. Há dois anos que a secretaria regional de solidariedade social dos Açores tenta encontrar uma alternativa à cozinha, que tem licença da câmara.

  • Pais revoltados com transporte de crianças do Mogadouro
    4:14

    País

    Os pais dos alunos de algumas aldeias de Mogadouro estão preocupados com a falta de segurança do transporte dos filhos para a escola, na sede de concelho.Os pais contestam o autocarro degradado, que avaria com frequência, e a falta de cintos de segurança em percursos rurais com dezenas de quilómetros.

  • Quer conhecer os cães mais feios do mundo?
    1:15
  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.