sicnot

Perfil

Mundo

Cidade indiana atinge 51ºC e bate recorde nacional de temperatura

Uma cidade no norte da Índia bateu o recorde nacional de calor, registando 51 graus celsius, a temperatura mais elevada desde que a medição começou a ser feita no país, anunciaram hoje as autoridades.

Arquivo.

Arquivo.

© Amit Dave / Reuters

O novo recorde foi atingido em Phalodi, no estado do Rajistão, numa altura em que o país é fustigado por uma onda de calor.

O recorde anterior foi de 50,6º C, em 1956.

"Ontem [quinta-feira] tivemos a mais quente temperatura registada no país (...) 51 graus em Phalodi", disse à AFP o diretor do Departamento Meteorológico da Índia, B.P. Yadav.

As temperaturas no norte do país atingem frequentemente os 40 graus em maio e junho, os meses mais quentes do ano, mas é raro ultrapassarem os 50.

O departamento meteorológico emitiu alertas de "onda de calor severa" para vastas zonas das regiões norte e oeste da Índia para este fim de semana.

Lusa

  • Mais de 100 mortos na Índia devido às altas temperaturas

    Mundo

    Mais de 100 pessoas já terão morrido na Índia devido à vaga de calor. As temperaturas ultrapassaram os 40 graus Celsius, acima do normal nesta altura do ano. As autoridades alertaram os hospitais e recomendaram que a população tomasse medidas como ficar em casa, especialmente entre o meio-dia e as 15h00.

  • Portugal supera média da OCDE nos testes PISA em ciências e leitura

    País

    Pela primeira vez, Portugal conseguiu resultados "significativamente superiores" à média da OCDE nos testes PISA em ciências e leitura. É o Instituto de Avaliação Educativa que o garante, segundo os dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico hoje divulgados.

  • Quando se confunde o pedal do travão com o acelerador
    0:38

    Mundo

    Na China, chegam imagens de um acidente fora do normal. Um homem parou o carro e saiu para cumprimentar um amigo. Enquanto conversavam, a viatura começou a descair lentamente. O condutor correu de imediato para o carro. Com as mãos já no volante, tentou evitar o pior mas em vez de carregar no travão, carregou no acelerador.

  • Parkinson pode ter início nos intestinos

    Mundo

    Um novo estudo científico vem revelar que a doença de Parkinson pode não estar apenas no cérebro. A doença pode ter início nos intestinos e mais tarde migrar para o cérebro.