sicnot

Perfil

Mundo

Cidade indiana atinge 51ºC e bate recorde nacional de temperatura

Uma cidade no norte da Índia bateu o recorde nacional de calor, registando 51 graus celsius, a temperatura mais elevada desde que a medição começou a ser feita no país, anunciaram hoje as autoridades.

Arquivo.

Arquivo.

© Amit Dave / Reuters

O novo recorde foi atingido em Phalodi, no estado do Rajistão, numa altura em que o país é fustigado por uma onda de calor.

O recorde anterior foi de 50,6º C, em 1956.

"Ontem [quinta-feira] tivemos a mais quente temperatura registada no país (...) 51 graus em Phalodi", disse à AFP o diretor do Departamento Meteorológico da Índia, B.P. Yadav.

As temperaturas no norte do país atingem frequentemente os 40 graus em maio e junho, os meses mais quentes do ano, mas é raro ultrapassarem os 50.

O departamento meteorológico emitiu alertas de "onda de calor severa" para vastas zonas das regiões norte e oeste da Índia para este fim de semana.

Lusa

  • Mais de 100 mortos na Índia devido às altas temperaturas

    Mundo

    Mais de 100 pessoas já terão morrido na Índia devido à vaga de calor. As temperaturas ultrapassaram os 40 graus Celsius, acima do normal nesta altura do ano. As autoridades alertaram os hospitais e recomendaram que a população tomasse medidas como ficar em casa, especialmente entre o meio-dia e as 15h00.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.

  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.