sicnot

Perfil

Mundo

Facebook censura fotografia de pai e filho

Trata-se de uma fotografia que é mais do que homem nu com uma criança ao colo a tomarem duche. É um pai com o filho doente ao colo. Esteve horas com a criança ao colo, debaixo do chuveiro, numa tentativa de baixar a febre à criança. Não foi esse o entendimento do Facebook que mandou retirar a fotografia várias vezes e de outros utilizadores que a consideraram imprópria. A mãe, que captou o momento, insiste: não faz sentido.

Apesar de ter sido retirada várias vezes do Facebook, a autora insiste em publicá-la

Apesar de ter sido retirada várias vezes do Facebook, a autora insiste em publicá-la

Trata-se de uma fotografia que é mais do que homem nu com uma criança ao colo a tomarem duche. É um pai com o filho doente ao colo. Thomas esteve horas com o filho ,Fox, ao colo, debaixo do chuveiro, numa tentativa de baixar a febre à criança.

Não foi esse o entendimento do Facebook, que mandou retirar a fotografia várias vezes, e de outros utilizadores que a consideraram imprópria. A mãe, que captou o momento, insiste: não faz sentido.

A história é simples: Heather, a mãe é fotografa. Captou o momento em 2014, quando o pequeno Fox ficou doente com uma intoxicação por salmonela.

Para baixar a febre, o pai, Thomas, passou horas com a criança no duche. Heather explica no Facebook que se emocionou com a cena. "Ele (Thomas) foi tão paciente, tão amoroso e tão forte, com o nosso filho pequeno ao colo."

Outros não tiveram a mesma leitura, ou muito provavelmente não leram o post. Denunciaram a fotografia por considerarem-na imprópria.

"Fiquei surpreendida com a quantidade de pessoas que não perceberam a história e que não conseguiram ver para além da nudez. Apenas se centraram no facto de ambos estarem nus e no duche. Tinha passado os limites, era demasiado íntimo. Não devia ter sido partilhado. Mas eu não concordo" escreve Heather na sua página de Facebook.

O Facebook terá tido a mesma interpretação e retirou a fotografia duas vezes. Mas Heather insistiu e voltou a publicá-la. Apesar da nudez, "não existe nada de sexual" nem "partes privadas à mostra" escreve.

A imagem voltou ao Facebook. Atualmente, publicação conta com mais de 167 mil gostos e mais de 37 mil partilhas.