sicnot

Perfil

Mundo

Facebook censura fotografia de pai e filho

Trata-se de uma fotografia que é mais do que homem nu com uma criança ao colo a tomarem duche. É um pai com o filho doente ao colo. Esteve horas com a criança ao colo, debaixo do chuveiro, numa tentativa de baixar a febre à criança. Não foi esse o entendimento do Facebook que mandou retirar a fotografia várias vezes e de outros utilizadores que a consideraram imprópria. A mãe, que captou o momento, insiste: não faz sentido.

Apesar de ter sido retirada várias vezes do Facebook, a autora insiste em publicá-la

Apesar de ter sido retirada várias vezes do Facebook, a autora insiste em publicá-la

Trata-se de uma fotografia que é mais do que homem nu com uma criança ao colo a tomarem duche. É um pai com o filho doente ao colo. Thomas esteve horas com o filho ,Fox, ao colo, debaixo do chuveiro, numa tentativa de baixar a febre à criança.

Não foi esse o entendimento do Facebook, que mandou retirar a fotografia várias vezes, e de outros utilizadores que a consideraram imprópria. A mãe, que captou o momento, insiste: não faz sentido.

A história é simples: Heather, a mãe é fotografa. Captou o momento em 2014, quando o pequeno Fox ficou doente com uma intoxicação por salmonela.

Para baixar a febre, o pai, Thomas, passou horas com a criança no duche. Heather explica no Facebook que se emocionou com a cena. "Ele (Thomas) foi tão paciente, tão amoroso e tão forte, com o nosso filho pequeno ao colo."

Outros não tiveram a mesma leitura, ou muito provavelmente não leram o post. Denunciaram a fotografia por considerarem-na imprópria.

"Fiquei surpreendida com a quantidade de pessoas que não perceberam a história e que não conseguiram ver para além da nudez. Apenas se centraram no facto de ambos estarem nus e no duche. Tinha passado os limites, era demasiado íntimo. Não devia ter sido partilhado. Mas eu não concordo" escreve Heather na sua página de Facebook.

O Facebook terá tido a mesma interpretação e retirou a fotografia duas vezes. Mas Heather insistiu e voltou a publicá-la. Apesar da nudez, "não existe nada de sexual" nem "partes privadas à mostra" escreve.

A imagem voltou ao Facebook. Atualmente, publicação conta com mais de 167 mil gostos e mais de 37 mil partilhas.

  • DIRETO: Célula terrorista preparava grande atentado na Catalunha

    Ataque em Barcelona

    Uma das vítimas mortais do atentado em Barcelona era de Lisboa e há uma outra portuguesa, a sua neta, desaparecida. A polícia procura quatro jovens e há outras quatro detenções confirmadas. Os autores dos ataques na Catalunha, que mataram 14 pessoas e feriram 140, pertenciam ao mesmo grupo. Siga aqui as últimas informações, ao minuto.

    Em atualização

  • Vídeo mostra passagem da carrinha a alta velocidade nas Ramblas
    0:33
  • O momento em que os suspeitos foram abatidos em Cambrils
    2:35

    Ataque em Barcelona

    Em Cambrils, também na Catalunha, foram mortos cinco alegados terroristas que atropelaram várias pessoas, uma morreu e seis ficaram feridas, quando escapavam a uma perseguição policial, esta madrugada. As autoridades investigam uma eventual relação entre os dois atentados. Nota: chamamos à atenção para a violência das imagens, que podem chocar os espetadores mais sensíveis.

  • Nível de ameaça terrorista em Portugal continua moderado
    1:31

    Ataque em Barcelona

    O primeiro-ministro garantiu hoje que, para já, o nível de ameaça terrorista em Portugal não vai ser alterado (o nível está no 4 em 5). Já o Presidente da República disse que não há tolerância possível e garante que há medidas preparadas caso o mesmo cenário venha a acontecer em Portugal.

  • Vento e calor provocam reacendimentos em Mação
    1:55

    País

    As temperaturas altas e o vento forte estão a provocar reacendimentos em Mação. No terreno mantêm-se cerca de 800 bombeiros, numa altura que que há receio que as chamas voltem a ficar ativas, como explica o repórter Rui Carlos Teixeira.