sicnot

Perfil

Mundo

Imposto recolher obrigatório no Iraque após apoiantes xiita forçarem entrada no Governo

Milhares de apoiantes do clérigo xiita iraquiano Moqtada al-Sadr voltaram hoje a forçar a entrada na "zona verde" de alta segurança em Bagdad, conseguindo entrar no edifício sede do Governo, segundo um fotojornalista da AFP no local. Após os acontecimentos que feriram dezenas de pessoas, os militares iraquianos impuseram um recolher obrigatório.

© Khalid Al Mousily / Reuters

Os manifestantes começaram por juntar-se na praça Tahrir, no centro de Bagdad, e removeram o arame farpado de uma das principais pontes sobre o rio Tigre, concentrando-se no exterior da "zona verde", onde se situam as sedes do Governo e do Parlamento e embaixadas de países ocidentais.

Os apoiantes de Sadr, que protestam há meses para exigir reformas e medidas contra a corrupção, conseguiram passar um dos portões da "zona verde", mas foram travados por um grande dispositivo das forças de segurança, que os repeliu com gás lacrimogéneo, granadas de atordoamento e canhões de água.

Ao fim de algum tempo, no entanto, conseguiram avançar na direção da sede do governo e entrar no edifício, segundo o jornalista da agência AFP, que viu vários manifestantes com ferimentos ligeiros.

No mês passado, os apoiantes de Sadr conseguiram retirar partes dos muros que rodeiam a "zona verde" e entrar no principal edifício do Parlamento.

Com Lusa

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.