sicnot

Perfil

Mundo

Rússia propõe bombardeamentos conjuntos com EUA contra jihadistas na Síria

Moscovo propôs hoje que a Rússia e os Estados Unidos façam bombardeamentos conjuntos contra os jihadistas na Síria a partir da próxima semana.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Khalil Ashawi / Reuters

"Estamos a propor aos Estados Unidos, como copresidentes do Grupo Internacional de Apoio à Síria (International Syria Support Group, ISSG), participarem a partir de 25 de maio em operações conjuntas das forças aéreas russas e das forças aéreas da coligação", disse o ministro da Defesa russo, Serguei Shoigu.

Segundo a imprensa russa, Shoigu, que falava numa reunião de alto nível no Ministério da Defesa, os comandos militares de ambos os países já começaram a articular "estas medidas" nas conversações internacionais em Amã e Genebra.

Estas operações conjuntas teriam como objetivo "os destacamentos da Frente al-Nusra e outros grupos armados ilegais que não apoiam a cessação das hostilidades", disse.

Os ataques visarão igualmente "colunas de armamento e munições e os grupos armados que cruzam a fronteira turco-síria" e "excluem infraestruturas civis e zonas povoadas".

"Propusemos aos Estados Unidos continuar o trabalho com as unidades da oposição 'moderada' para que se juntem ao cessar-fogo e para que sejam determinadas as zonas que controlam", a partir da mesma data, acrescentou.

Estes grupos moderados, precisou, "devem retirar-se das áreas controladas pela Frente al-Nusra e outras organizações terroristas internacionais".

Shoigu afirmou que "estas medidas vão permitir avançar para um processo de solução pacífica do conflito em todo o território da Síria" e foram "combinadas com os dirigentes da Síria".

Lusa

  • Espanha e Portugal a um ponto dos oitavos

    Mundial 2018 / Irão

    A Espanha colocou-se esta quarta-feira a um ponto dos oitavos de final do Mundial 2018 e deixou Portugal em situação idêntica, ao vencer o Irão por 1-0, em jogo do grupo B, disputado em Kazan.

  • E vão quatro de Ronaldo
    1:58
  • "Ronaldos nascem na Rússia como cogumelos"
    1:49
  • Lançamento de balões no São João do Porto em risco

    País

    Lançar balões nas festas do São João do Porto pode não ser possível este ano, tudo irá depender das condições atmosféricas. A Secretaria de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural admitiu, esta quarta-feira, que está a acompanhar a situação mas que ainda nada está decidido.