sicnot

Perfil

Mundo

Rússia propõe bombardeamentos conjuntos com EUA contra jihadistas na Síria

Moscovo propôs hoje que a Rússia e os Estados Unidos façam bombardeamentos conjuntos contra os jihadistas na Síria a partir da próxima semana.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Khalil Ashawi / Reuters

"Estamos a propor aos Estados Unidos, como copresidentes do Grupo Internacional de Apoio à Síria (International Syria Support Group, ISSG), participarem a partir de 25 de maio em operações conjuntas das forças aéreas russas e das forças aéreas da coligação", disse o ministro da Defesa russo, Serguei Shoigu.

Segundo a imprensa russa, Shoigu, que falava numa reunião de alto nível no Ministério da Defesa, os comandos militares de ambos os países já começaram a articular "estas medidas" nas conversações internacionais em Amã e Genebra.

Estas operações conjuntas teriam como objetivo "os destacamentos da Frente al-Nusra e outros grupos armados ilegais que não apoiam a cessação das hostilidades", disse.

Os ataques visarão igualmente "colunas de armamento e munições e os grupos armados que cruzam a fronteira turco-síria" e "excluem infraestruturas civis e zonas povoadas".

"Propusemos aos Estados Unidos continuar o trabalho com as unidades da oposição 'moderada' para que se juntem ao cessar-fogo e para que sejam determinadas as zonas que controlam", a partir da mesma data, acrescentou.

Estes grupos moderados, precisou, "devem retirar-se das áreas controladas pela Frente al-Nusra e outras organizações terroristas internacionais".

Shoigu afirmou que "estas medidas vão permitir avançar para um processo de solução pacífica do conflito em todo o território da Síria" e foram "combinadas com os dirigentes da Síria".

Lusa

  • Encontrado corpo de mariscador desaparecido no Barreiro

    País

    O corpo do homem com cerca de 50 anos apareceu esta manhã junto ao Clube Naval do Barreiro, na mesma zona onde tinha desaparecido na noite deste sábado. A informação já foi confirmada à SIC pela Polícia Marítima, que adiantou que o corpo já foi levado para a morgue. O alerta foi dado por volta das 22:30 de ontem pelos companheiros de nacionalidade chinesa que estavam com a vítima na apanha de bivalves na margem sul do Tejo.

  • IPSS despejada nos Açores
    2:25

    País

    A IPSS Aurora Social, de Ponta Delgada, nos Açores, foi notificada pelo tribunal a abandonar a cozinha onde, há mais de 20 anos, fornece comida a quem mais precisa. A decisão judicial partiu de uma queixa dos moradores e põe em causa os postos de trabalho de 13 funcionárias, a maioria com deficiência. Há dois anos que a secretaria regional de solidariedade social dos Açores tenta encontrar uma alternativa à cozinha, que tem licença da câmara.

  • Pais revoltados com transporte de crianças do Mogadouro
    4:14

    País

    Os pais dos alunos de algumas aldeias de Mogadouro estão preocupados com a falta de segurança do transporte dos filhos para a escola, na sede de concelho.Os pais contestam o autocarro degradado, que avaria com frequência, e a falta de cintos de segurança em percursos rurais com dezenas de quilómetros.

  • Quer conhecer os cães mais feios do mundo?
    1:15
  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.