sicnot

Perfil

Mundo

Uma pessoa morreu em manifestação marcada pela violência no Chile

Uma pessoa morreu hoje durante uma manifestação marcada pela violência que decorreu em Valparaíso, a segunda maior cidade do Chile, e onde a Presidente do país, Michelle Bachelet, fez o discurso anual ao congresso, indicaram as autoridades locais.

© Ivan Alvarado / Reuters

Segundo promotores locais, um funcionário municipal que fazia a segurança de um edifício histórico da cidade foi morto depois de um incêndio "intencionalmente" ateado pelos manifestantes no local.

As ruas de Valparaíso, a segunda cidade do Chile, têm sido palco de confrontos entre alguns manifestantes e a polícia, que teve que usar canhões de água e gás lacrimogéneo para dispersar a multidão.

A polícia indicou que ainda não identificou os responsáveis pela morte do segurança.

Numa mensagem divulgada através da rede social Twitter, o gabinete da presidente do Chile, Michelle Bachelet, condenou "a violência daqueles que não respeitam a democracia".

"Nada justifica as ações que hoje assistimos e que resultaram na morte de um trabalhador inocente", lê-se na mensagem, acrescentando que "foi morto por criminosos que se infiltram em eventos cívicos".

O discurso anual da presidente do Chile ao Congresso, que tem sede em Valparaíso, é geralmente a ocasião de vários eventos na cidade.

O discurso de Michelle Bachelet foi focado nos planos do Governo para lutar contra a desaceleração da economia, a reforma da educação e temas como a violência doméstica.

Lusa

  • Fogo reaproxima-se do Parque Empresarial de Proença-a-Nova

    País

    Um reacendimento próximo do Parque Empresarial de Proença-a-Nova (PEPA) é esta quarta-feira à tarde a situação mais complicada do fogo que lavra no concelho e no local já estão concentrados meios de combate, disse à Lusa o presidente da Câmara.

  • Sócrates diz que Direita quis impedi-lo de candidatura presidencial

    País

    O ex-primeiro-ministro José Sócrates reiterou esta quarta-feira, em declarações aos correspondentes estrangeiros em Portugal, que o processo judicial em que está envolvido resulta de uma campanha orquestrada pela direita para evitar a sua candidatura a Presidente da República.

  • Marcelo lembra ditadura para deixar elogios à liberdade de imprensa e separação de poderes
    0:29
  • Dia dos Avós nasceu em Penafiel
    1:48

    País

    O Dia dos Avós, que hoje se assinala, nasceu por iniciativa de uma habitante de Penafiel. A data foi celebrada no parque da cidade, com centenas de avós.

  • Trump proíbe transgéneros no exército norte-americano

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou esta quarta-feira que as pessoas transgénero não podem servir no exército dos Estados Unidos, justificando a decisão com os "custos médicos enormes" e as perturbações que tal situação envolve.

  • Oposição tenta travar eleição da nova Assembleia Constituinte na Venezuela
    2:14