sicnot

Perfil

Mundo

Alemanha envia a Bruxelas suspeitas de manipulação de emissões da Fiat Chrysler

A Alemanha transmitiu hoje à Comissão Europeia e às autoridades italianas um relatório sobre o grupo italo-americano Fiat Chrysler, que aponta para a manipulação dos motores para ocultar os níveis reais das emissões de gases poluentes.

Carlos Osorio

A notícia está a ser avançada pelo jornal alemão Bild am Sonntag, que publicou hoje excertos de um relatório confidencial da Agência Federal Alemã do Automóvel (KBA), que salienta que a Fiat usa em modelos diesel Euro6 "sofware, aplicações e calibradores suspeitos e possivelmente fora da lei".

O semanário salienta que vários testes realizados pela KBA permitiram determinar que o sistema de controlo de emissões poluentes desativava-se completamente ao fim de 22 minutos, dois minutos depois do final dos testes padrão feitos pelas autoridades.

Isto tem como consequência emissões de óxido de nitrogénio (NOx) "dez vezes superiores ao nível máximo", afirma o Bild am Sonntag.

O Ministério dos Transportes alemão confirmou hoje o relatório da KBA e, por sua vez, a Fiat Chrysler indicou já que não fará declarações públicas sobre este tema.

O ministro dos transportes alemão, Alexander Dobrindt, tinha convidado esta semana a direção da Fiat Chrysler para uma reunião em Berlim, mas o fabricante não compareceu no encontro.

Através dos seus advogados, a Fiat comunicou que são unicamente as autoridades italianas que devem responder à pergunta se os veículos da marca italiana cumprem as normas europeias em matéria de emissões.

"Esta falta de cooperação da parte da Fiat é completamente incompreensível", considerou já o ministro Alexander Dobrindt.

Lusa

  • Reembolsos do IRS e IVA agravam défice

    Economia

    O défice orçamental atingiu os 1.931 milhões de euros em abril, mais 313 milhões em relação ao mesmo período do ano passado, segundo os dados da execução orçamental hoje revelados. A subida dos reembolsos fiscais agravaram as contas do Estado.

  • Pombo apanhado a transportar droga no Kuwait

    Mundo

    Há muitos anos, os pombos-correios serviam para trocar mensagens, quase como o WhatsApp da época. Contudo, nos dias de hoje a troca de informação é facilitada e há quem prefira usar estes animais para técnicas ilegais. Foi o que aconteceu no Kuwait, onde as autoridades apanharam um pombo com uma bolsa nas costas, que transportava drogas.

  • Herói de Paris não vai à Rússia
    2:12
  • Mourinho volta a conquistar a Europa

    Liga Europa

    O Manchester United conquistou esta quarta-feira a Liga Europa pela primeira vez. Este foi o quarto título europeu para Mourinho, depois das conquistas da Taça UEFA, em 2002/03, e da Liga dos Campeões, em 2003/04 e 2009/10.

  • Primatóloga Jane Goodall na Cimeira National Geographic em Lisboa
    3:00