sicnot

Perfil

Mundo

Aviação russa atacou Alepo pela primeira vez desde início da trégua

A aviação russa lançou hoje pela primeira vez ataques contra a cidade síria Alepo desde a entrada em vigor de uma trégua parcial em 27 de fevereiro por Moscovo e Washington, revelou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

© Khalil Ashawi / Reuters

"Aviões russos e sírios lançaram hoje 40 ataques contra a 'estrada Castello'. É a primeira vez que os aviões russos entram em ação em Alepo desde a trégua", afirmou Rami Abdel Rahmane, diretor do OSDH.

A "estrada de Castello", a norte de Alepo, é vital para os rebeldes porque o aprovisionamento da parte da cidade que controlam passa por este eixo.

As forças do regime tentaram em várias ocasiões, mas sem sucesso, assumir o controlo. Se conseguissem, os bairros rebeldes ficariam completamente cercados.

O cessar-fogo instaurado em 27 de fevereiro foi violado em 22 de abril em Alepo, onde cerca de 300 pessoas foram mortas nos combates.

A Rússia propôs na sexta-feira aos Estados Unidos e à coligação internacional liderada por Washington lançar ataques aéreos em conjunto a partir de 25 de maio contra "grupos terroristas" ativos na Síria, segundo o ministro da Defesa russo, Sergueï Choïgou.

Este último adiantou que Moscovo se reservava "o direito de lançar ataques, a partir de 25 de maio, contra os destacamentos de grupos terroristas e grupos armados ilegais que não respeitassem o cessar-fogo".

Segundo um porta-voz norte-americano, a Rússia retirou muito pouco das suas forças da Síria, desde a retirada parcial anunciada em março pelo presidente Vladimir Putin, tendo nomeadamente colocado uma nova base avançada perto de Palmira.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.