Aviação russa atacou Alepo pela primeira vez desde início da trégua
22.05.2016 14h10
A aviação russa lançou hoje pela primeira vez ataques contra a cidade síria Alepo desde a entrada em vigor de uma trégua parcial em 27 de fevereiro por Moscovo e Washington, revelou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

© Khalil Ashawi / Reuters
"Aviões russos e sírios lançaram hoje 40 ataques contra a 'estrada Castello'. É a primeira vez que os aviões russos entram em ação em Alepo desde a trégua", afirmou Rami Abdel Rahmane, diretor do OSDH.
A "estrada de Castello", a norte de Alepo, é vital para os rebeldes porque o aprovisionamento da parte da cidade que controlam passa por este eixo.
As forças do regime tentaram em várias ocasiões, mas sem sucesso, assumir o controlo. Se conseguissem, os bairros rebeldes ficariam completamente cercados.
O cessar-fogo instaurado em 27 de fevereiro foi violado em 22 de abril em Alepo, onde cerca de 300 pessoas foram mortas nos combates.
A Rússia propôs na sexta-feira aos Estados Unidos e à coligação internacional liderada por Washington lançar ataques aéreos em conjunto a partir de 25 de maio contra "grupos terroristas" ativos na Síria, segundo o ministro da Defesa russo, Sergueï Choïgou.
Este último adiantou que Moscovo se reservava "o direito de lançar ataques, a partir de 25 de maio, contra os destacamentos de grupos terroristas e grupos armados ilegais que não respeitassem o cessar-fogo".
Segundo um porta-voz norte-americano, a Rússia retirou muito pouco das suas forças da Síria, desde a retirada parcial anunciada em março pelo presidente Vladimir Putin, tendo nomeadamente colocado uma nova base avançada perto de Palmira.
Lusa
Na Homepage
-
Benfica vence no Estoril com golo nos descontos
Um golo de Salvio nos descontos deu este sábado ao Benfica uma vitória no terreno do Estoril Praia, por 2-1, em jogo da 31.ª jornada da I Liga, colocando os encarnados provisoriamente na liderança.
- 1:10
Ivo Vieira acredita na permanência, Rui Vitória diz que nada está decidido
O treinador do Estoril, Ivo Vieira, continua a acreditar que os canarinhos vão garantir a permanência na Primeira Liga. Do lado do Benfica, Rui Vitória lamentou os golos desperdiçados e afirmou que o campeonato não está decidido.
21.04.2018 às 23h53
-
Pescador desaparecido no rio Minho, em Alvaredo, Melgaço
O pescador desapareceu na noite deste sábado no rio Minho, em Alvaredo, no concelho de Melgaço, distrito de Viana do Castelo. Segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil estão envolvidos nas buscas 15 operacionais e quatro viaturas.
22.04.2018 às 10h09
- 0:22
Portugal vai testar capacidade de resposta a ciberataque
O exercício está marcado para os dias 09 e 10 de maio e é o primeiro a nível nacional a testar um ciberataque em Portugal. O teste é organizado pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) para apurar "o "grau de preparação" das várias entidades públicas e privadas, mas já conclusões a ter em conta. Segundo o coordenador do CNCS, Pedro Veiga confirma-se tendência para os ataques serem cada vez mais sofisticados e é preciso alertar a população para o que publicam na internet e se pode colocar em risco a privacidade e a segurança.
22.04.2018 às 11h26
-
Mont-Saint-Michel evacuado "por precaução"
O monumento do Monte Saint-Michel, no oeste de França, foi evacuado hoje de manhã "por precaução", tendo sido retirados os turistas e habitantes devido à presença de um suspeito que ameaçou as forças da ordem, anunciou a polícia francesa.
22.04.2018 às 11h45
-
Jornalista entre mais 20 mortos nos piores protestos da década na Nicarágua
22.04.2018 às 10h30
-
-
- 1:25
- 1:33
-
- 1:19
O "telefone vermelho" entre Coreias é, afinal, branco e já está operacional
21.04.2018 às 15h21
- 2:32
-
-
Índia aprova pena de morte para violadores de crianças com menos de 12 anos
21.04.2018 às 17h27
-
Fotos da semana
Nesta semana que agora termina, mostramos-lhe a atualidade nacional e internacional em imagens.