sicnot

Perfil

Mundo

Binali Yildirim encarregado de formar novo governo na Turquia

Binali Yildirim, eleito domingo chefe do partido islâmico-conservador, no poder na Turquia, foi encarregado pelo presidente Recep Tayyip Erdogan de formar governo, segundo um comunicado de imprensa da presidência turca.

© Umit Bektas / Reuters

Pouco antes, Recep Tayyip Erdogan recebeu o chefe do governo cessante, Ahmet Davutoglu, que esteve neste cargo, ao qual renunciou.

"O Presidente solicitou a Ahmet Davutoglu que envidasse esforços com vista à constituição de um novo Conselho de Ministros", adiantou o comunicado.

Após a sua eleição num congresso extraordinário em Ancara, Binali Yildirim defendeu a transição para um sistema presidencial, reclamado com insistência pelo homem forte do país.

"O que nós devemos fazer é uma nova Constituição e um sistema presidencial", lançou o novo chefe do Partido da Justiça e do Desenvolvimento.

O novo governo deve ser conhecido durante a próxima semana.

Lusa

  • "Putin é uma ameaça maior do que o Daesh"
    0:24

    Mundo

    O senador norte-americano John Mccain atacou Vladimir Putin dizendo que é uma ameaça maior do que o Daesh. O antigo candidato à Casa Branca acusa a Rússia de querer destruir a democracia ao tentar manipular o resultado das presidenciais dos Estados Unidos.

  • "Não podemos fazer de Lisboa uma cidade para turistas"
    2:44

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou esta segunda-feira, no Jornal da Noite da SIC, o mandato de Fernando Medina na Câmara de Lisboa. O comentador da SIC defendeu que o autarca tem "muitos problemas por resolver" e que a Câmara tem investido "mais na recuperação de zonas em que os lisboetas praticamente não conseguem ir". Sousa Tavares disse ainda que Lisboa não pode ser uma cidade para turistas.

    Miguel Sousa Tavares

  • "É muito importante ceder à tentação de se abolir a liberdade"
    1:06
  • Menos casos de sida em Portugal
    1:44