sicnot

Perfil

Mundo

Binali Yildirim encarregado de formar novo governo na Turquia

Binali Yildirim, eleito domingo chefe do partido islâmico-conservador, no poder na Turquia, foi encarregado pelo presidente Recep Tayyip Erdogan de formar governo, segundo um comunicado de imprensa da presidência turca.

© Umit Bektas / Reuters

Pouco antes, Recep Tayyip Erdogan recebeu o chefe do governo cessante, Ahmet Davutoglu, que esteve neste cargo, ao qual renunciou.

"O Presidente solicitou a Ahmet Davutoglu que envidasse esforços com vista à constituição de um novo Conselho de Ministros", adiantou o comunicado.

Após a sua eleição num congresso extraordinário em Ancara, Binali Yildirim defendeu a transição para um sistema presidencial, reclamado com insistência pelo homem forte do país.

"O que nós devemos fazer é uma nova Constituição e um sistema presidencial", lançou o novo chefe do Partido da Justiça e do Desenvolvimento.

O novo governo deve ser conhecido durante a próxima semana.

Lusa

  • Governo sírio só aceitará cessar-fogo após retirada de rebeldes
    1:29

    Mundo

    O Presidente sírio Bashar Al- Assad diz que só aceitará um acordo de cessar-fogo em Alepo que inclua a retirada de todos os rebeldes da cidade. Na Alemanha, Merkel considerou que a situação na Síria é vergonhosa devido à incapacidade da comunidade internacional aliviar o conflito.

  • Quando se confunde o pedal do travão com o acelerador
    0:38

    Mundo

    Na China, chegam imagens de um acidente fora do normal. Um homem parou o carro e saiu para cumprimentar um amigo. Enquanto conversavam, a viatura começou a descair lentamente. O condutor correu de imediato para o carro. Com as mãos já no volante, tentou evitar o pior mas em vez de carregar no travão, carregou no acelerador.

  • Como (não) travar no gelo
    1:02

    Mundo

    Um vídeo gravado em Montreal, no Canadá, mostra como é quase impossível travar em estradas cobertas de gelo.