sicnot

Perfil

Mundo

Binali Yildirim encarregado de formar novo governo na Turquia

Binali Yildirim, eleito domingo chefe do partido islâmico-conservador, no poder na Turquia, foi encarregado pelo presidente Recep Tayyip Erdogan de formar governo, segundo um comunicado de imprensa da presidência turca.

© Umit Bektas / Reuters

Pouco antes, Recep Tayyip Erdogan recebeu o chefe do governo cessante, Ahmet Davutoglu, que esteve neste cargo, ao qual renunciou.

"O Presidente solicitou a Ahmet Davutoglu que envidasse esforços com vista à constituição de um novo Conselho de Ministros", adiantou o comunicado.

Após a sua eleição num congresso extraordinário em Ancara, Binali Yildirim defendeu a transição para um sistema presidencial, reclamado com insistência pelo homem forte do país.

"O que nós devemos fazer é uma nova Constituição e um sistema presidencial", lançou o novo chefe do Partido da Justiça e do Desenvolvimento.

O novo governo deve ser conhecido durante a próxima semana.

Lusa

  • "Este é o elefante na sala sobre a saúde!"
    1:43

    País

    Catarina Martins acusa o Governo de estar alinhado com a direita na promoção de negócios privados na área da saúde. O Bloco de Esquerda quer uma nova lei de bases aprovada até ao final da legislatura e arrancou ontem com um ciclo nacional de sessões públicas para defender o Serviço Nacional de Saúde.

  • Marido de idosa que morreu na Sertã teve de caminhar durante duas horas para pedir ajuda
    1:44

    País

    A Altice garantiu esta sexta-feira que tentou agendar, por duas vezes, a reposição da linha telefónica na casa da idosa da Sertã, que morreu na semana passada por não ter comunicações que permitissem um socorro rápido. A mulher sentiu-se mal e o marido teve de caminhar durante duas horas para conseguir chegar à casa do vizinho mais próximo e pedir ajuda.

  • "No meu bairro perguntam-me se a medalha é de ouro e dizem que ma vão roubar e vender"
    4:46
  • Como é que alguém (Rúben Semedo) com tanto pode perder tudo?
    3:05