sicnot

Perfil

Mundo

Grupos da oposição dão 48 horas para terminar ofensiva na zona de Damasco

Vinte e nove grupos da oposição síria deram hoje um prazo de 48 horas para que seja posto fim à ofensiva das forças do regime na zona de Damasco, findo o qual considerarão nulo o acordo de cessar-fogo.

© Bassam Khabieh / Reuters

O ultimato é dirigido aos Estados Unidos e à Rússia, promotores do cessar-fogo assinado em fevereiro.

"Damos 48 horas aos patrocinadores do cessar-fogo para salvarem o que resta do acordo e obrigarem o regime criminoso de Bashar al-Assad e os seus aliados a pararem completa e imediatamente a ofensiva selvagem contra Daraya e Ghouta", a leste de Damasco, afirmaram os 29 grupos numa declaração conjunta.

Daraya é uma das cidades há mais tempo cercada pelas forças do regime, desde que em 2012 foi tomada por grupos rebeldes.

"Em face da ofensiva do regime contra todas as regiões libertadas e especialmente contra Daraya consideramos que o acordo de cessar-fogo entrou completamente em colapso", acrescentam os grupos da oposição, entre os quais figuram nomeadamente dois grupos inimigos, o Jaish al-Islam e o Faylaq al-Rahman.

A trégua entre as forças do regime e as da oposição instaurada a 27 de fevereiro na Síria foi violada várias vezes.

Lusa

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55
  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Condutores apanhados a mais de 200 em corridas ilegais na Ponte Vasco da Gama
    1:25
  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10
  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47