sicnot

Perfil

Mundo

Disparados tiros contra sede do Partido Socialista francês em Grenoble

A sede do Partido Socialista francês na cidade de Grenoble foi alvo de disparos na madrugada de hoje, quando estava vazia, uma ação ainda em investigação que pode estar relacionada com a contestação social ao governo socialista.

reuters

Os escritórios do partido em Grenoble (sudeste), localizados no rés-do-chão de um edifício de habitação de cinco andares, foram atingidos por cinco balas, segundo um comunicado do Ministério do Interior, cujo titular, Bernard Cazeneuve, condenou o ataque "com a maior firmeza".

Habitantes da zona relataram ter ouvido rajadas com vários minutos de intervalo entre si pouco antes da 01:00 local (00:00 em Lisboa), segundo o jornal Le Dauphiné Liberé.

O ataque não foi reivindicado até ao momento.

A justiça abriu um inquérito por danos voluntários com arma de fogo.

Várias sedes locais do partido socialista francês têm sido alvo de vandalismo nas últimas semanas, mas esta é a primeira vez que são utilizadas armas de fogo.

Bernard Cazeneuve afirmou que as autoridades estão a fazer todos os esforços "para deter rapidamente os autores" do ataque e sublinhou que ataques contra sedes políticas "são, na sua essência, incompatíveis com o exercício do pluralismo e da diversidade de opiniões garantidos pelo Estado de Direito".

"Estes atos, de particular gravidade, constituem um atentado insuportável à vida democrática do país", acrescentou.

França assiste desde o princípio de abril a uma forte contestação social, com manifestações e greves, devido à reforma da lei laboral proposta pelo governo de François Hollande.

A reforma visa tornar o mercado laboral mais flexível, mas os sindicatos e associações estudantis na origem dos protestos consideram que ela vai conduzir à eliminação de direitos e à desproteção dos trabalhadores

  • Não houve negligência médica no caso do jovem que morreu em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.