sicnot

Perfil

Mundo

Merkel diz que é preciso novo consenso global sobre princípios humanitários

Merkel diz que é preciso novo consenso global sobre princípios humanitários

Durante a Cimeira sobre os direitos humanos em Istambul, o presidente turco chamou a atenção de que a Turquia é o país que recebeu mais refugiados, sem que haja uma correspondente compensação por parte da comunidade internacional. Na cimeira também esteve Angela Merkel. A chanceler alemã alertou para a necessidade de um novo consenso global acerca dos princípios humanitários.

  • Cimeira Humanitária Mundial junta mais de 170 países
    2:45

    Mundo

    Começou hoje em Istambul a primeira Cimeira Humanitária Mundial e, a reunião inédita junta delegações de mais de 170 países. O objetivo é criar uma nova forma de ajudar cerca de 130 milhões de pessoas em risco, contudo a ausência de alguns líderes mundiais de peso pode comprometer o resultado da cimeira. António Costa chefia a delegação portuguesa, que está empenhada em fazer campanha por António Guterres para secretário-geral da ONU.

  • Portugal apoia operação para combater o tráfico de pessoas no Mediterrâneo
    0:50

    Economia

    Augusto Santos Silva diz que Portugal apoia a extensão do mandado da Operação Sophia. Em Bruxelas, os 28 aprovaram o prolongamento por um ano da Operação que decorre no Mediterrâneo para combater o tráfico de pessoas. A União Europeia vai ainda participar na formação da guarda costeira e da marinha da Líbia. O pedido de apoio feito pelo Governo líbio teve hoje resposta positiva por parte dos ministros dos Negócios Estrangeiros.

  • Elemento dos Super Dragões com medida de coação mais gravosa
    1:37

    Desporto

    Os seis arguidos da Operação Jogo Duplo, que investiga crimes de corrupção e viciação de resultados na II Liga de futebol, saíram em liberdade. A medida de coação mais gravosa é para um membro da claque Super Dragões, que terá de pagar uma caução de 5 mil euros.

  • Mais de 120 pessoas infetadas com hepatite A
    2:23

    País

    O surto de hepatite A já infetou 128 pessoas, 60 das quais estão internadas em hospitais de Lisboa e Coimbra. A Direção-Geral da saúde recomenda a vacinação apenas aos familiares dos doentes. Apesar de não haver ruptura de stocks, há farmácias que não têm vacinas.

  • Sobreviventes de Mossul relatam mutilações e execuções do Daesh
    1:32