sicnot

Perfil

Mundo

Merkel diz que é preciso novo consenso global sobre princípios humanitários

Merkel diz que é preciso novo consenso global sobre princípios humanitários

Durante a Cimeira sobre os direitos humanos em Istambul, o presidente turco chamou a atenção de que a Turquia é o país que recebeu mais refugiados, sem que haja uma correspondente compensação por parte da comunidade internacional. Na cimeira também esteve Angela Merkel. A chanceler alemã alertou para a necessidade de um novo consenso global acerca dos princípios humanitários.

  • Cimeira Humanitária Mundial junta mais de 170 países
    2:45

    Mundo

    Começou hoje em Istambul a primeira Cimeira Humanitária Mundial e, a reunião inédita junta delegações de mais de 170 países. O objetivo é criar uma nova forma de ajudar cerca de 130 milhões de pessoas em risco, contudo a ausência de alguns líderes mundiais de peso pode comprometer o resultado da cimeira. António Costa chefia a delegação portuguesa, que está empenhada em fazer campanha por António Guterres para secretário-geral da ONU.

  • Portugal apoia operação para combater o tráfico de pessoas no Mediterrâneo
    0:50

    Economia

    Augusto Santos Silva diz que Portugal apoia a extensão do mandado da Operação Sophia. Em Bruxelas, os 28 aprovaram o prolongamento por um ano da Operação que decorre no Mediterrâneo para combater o tráfico de pessoas. A União Europeia vai ainda participar na formação da guarda costeira e da marinha da Líbia. O pedido de apoio feito pelo Governo líbio teve hoje resposta positiva por parte dos ministros dos Negócios Estrangeiros.

  • O fim do julgamento do caso BPN, seis anos depois
    2:26

    País

    O antigo presidente do BPN José Oliveira Costa tentou adiar o fim do julgamento principal do caso com um recurso para o Tribunal Constitucional. Apesar disso, a leitura do acórdão continua marcada para esta quarta-feira, quase seis anos e meio depois de os 15 arguidos se terem sentado pela primeira vez no banco dos réus.

  • José Oliveira Costa, o rosto do buraco financeiro do BPN
    3:04

    País

    José Oliveira Costa foi o homem forte do BPN durante 10 anos e tornou-se o rosto do gigantesco buraco financeiro. Manteve-se em silêncio durante todo o julgamento, mas falou aos deputados da comissão de inquérito, para negar qualquer envolvimento no escândalo que fez ruir o BPN.

  • Saída do Procedimento por Défice Excessivo marca debate no Parlamento
    1:40
  • Filhos tentam anular casamento de pai de 101 anos

    País

    O casamento de um homem de 101 anos com uma mulher com metade da idade, em Bragança, está a ser contestado judicialmente pelos filhos do idoso, que acusam aquela que era empregada da família de querer ser herdeira.