sicnot

Perfil

Mundo

Obama anuncia levantamento total do embargo sobre a venda de armas ao Vietname

Os Estados Unidos levantaram o embargo sobre a venda de armas ao Vietname, segundo anunciou hoje o Presidente Barack Obama, durante uma visita a Hanói, anulando um embargo de décadas com o antigo inimigo.

Presidente dos EUA e o homólogo vietnamita, Tran Dai Quang

Presidente dos EUA e o homólogo vietnamita, Tran Dai Quang

© POOL New / Reuters


"Os Estados Unidos levantam totalmente a proibição de venda de equipamento militar para o Vietname que vigora há cerca de 50 anos", disse numa conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo vietnamita, Tran Dai Quang.

Barack Obama enalteceu ainda o "fortalecimento dos laços" entre os Estados Unidos e o Vietname, no arranque da sua visita ao país, numa altura em que as antigas nações inimigas partilham preocupações em relação às disputadas marítimas da China.

"Estamos aqui como símbolo do fortalecimento dos laços que conseguimos atingir nas últimas décadas", disse o Presidente norte-americano ao seu homólogo Tran Dai Quang, em Hanói.

"A toda a linha, temos visto um aumento na cooperação em benfícios de ambos os nossos povos", afirmou Barack Obama.

O líder norte-americano disse esperar que a sua visita de três dias possa servir para demonstrar aos vietnamitas a "amizade e afeto" que existe entre os dois países.

As relações entre os Estados Unidos e o Vietname sofreram uma grande transformação nos últimos anos, passando de nações inimigas marcadas por uma década de guerra, a aliados regionais.

Como símbolo dessa mudança, os dois líderes apertaram mãos antes do encontro, numa sala dominada pelo enorme busto do líder comunista revolucionário vietnamita, Ho Chi Minh.

A chegada de Obama a Hanói foi observada por muitos vietnamitas.

"Gosto de Obama, parece moderado. Esta é uma oportunidade única para ver o Presidente dos Estados Unidos no Vietname", disse Nguyen Toan Thang à AFP.

Obama vai encontrar-se com o primeiro-ministro Nguyen Xuan Phuc, e também com o secretário-geral do Partido Comunista, tido como o verdadeiro líder do país, Nguyen Phu Trong.

  • Proposta criação de 77 mil empregos através de uma descida da TSU
    1:23
  • Alertas de fogos e outras catástrofes por SMS

    País

    As operadoras de telecomunicações deverão começar já este ano a enviar mensagens de alerta em caso de catástrofes. O sistema de avisos à população deverá entrar em vigor ainda antes da época de incêndios

  • Os grandes desafios de Rui Rio, segundo Poiares Maduro
    7:43

    O ex-ministro de Pedro Passos Coelho, Miguel Poiares Maduro, falou com a SIC sobre o que reserva o futuro para o PSD e quais serão os principais desafios na área económica para a liderança de Rui Rio. O défice, a descentralização, o próximo Orçamento do Estado e a eventualidade de um bloco central foram alguns dos temas da conversa. Uma entrevista transmitida esta quarta-feira, no programa Negócios da Semana.

  • 296 mortos em 2 dias de bombardeamentos em Ghouta Oriental
    2:16
  • Tiroteio na Florida foi o 18.º registado em meio escolar nos EUA desde janeiro
    1:25
  • Quem é Elon Musk?
    9:42