sicnot

Perfil

Mundo

Papa e líder islâmico sunita dialogam sobre a rejeição do terrorismo

O Papa Francisco reuniu-se hoje na Cidade do Vaticano com Ahmed Al Tayeb, o imã da universidade islâmica do Cairo Al Azhar, para abordar o compromisso das autoridades e fiéis das grandes religiões na "rejeição da violência e do terrorismo".

Reuters

O Papa Francisco saudou com um abraço o imã deste importante centro sunita e considerou que "o encontro é a mensagem", após vários anos de interrupção de relações.

Em comunicado, o Vaticano referiu-se a uma reunião "muito cordial" de 30 minutos na qual os dois líderes destacaram o "grande significado deste novo encontro no marco do diálogo entre a igreja católica e o islão".

O "compromisso das autoridades e dos fiéis das grandes religiões para conseguir a paz no mundo, rejeitar a violência e o terrorismo e a situação dos cristãos no contexto dos conflitos e as tensões no Médio Oriente a sua proteção" foram outros temas abordados.

O encontro de hoje é um novo gesto histórico no pontificado de Francisco, pelo facto de Al Azhar, centro islâmico de referência para os sunitas, ter decidido suspender o diálogo com o Vaticano em 2011.

As relações foram interrompidas em protesto pelas declarações do papa Bento XVI sobre a necessidade de proteger os cristãos do Egito e Médio Oriente, pronunciadas após o ataque à catedral copta em Alexandria e que já eram difíceis depois do discurso de Ratzinger sobre o islão, ocorrido em 2006 na universidade de Ratisbona.

Al Azhar é o centro de estudos e jurisprudência islâmico de referência para os sunitas, e até à sua sede egípcia chegam muitos muçulmanos de todo o mundo para estudar o Corão e os ensinamentos do profeta Maomé.

Em fevereiro, representantes da Santa Sé visitaram esta instituição egípcia, a mais prestigiada do islão sunita, para convidar o grande imã a encontrar-se com o Papa Francisco no Vaticano.

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente, reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do seu 22.º aniversário. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, se não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.