sicnot

Perfil

Mundo

Projeto permite escalar virtualmente o Evereste

Agora, o Monte Evereste pode ser escalado de forma virtual. Trata-se de um projeto similar ao Google Street View mas nas montanhas mais altas do mundo.

© Navesh Chitrakar / Reuters

Numa vista de 360 graus, vários percursos de escalada do Monte Evereste estão documentados em vídeo e fotografia, pela primeira vez.


Um dos trilhos é o mais utilizado por alpinistas, com início no Nepal até ao topo.


O projeto foi criado em 2014 pelo grupo de desportos de montanha Mammut Sports, em homenagem aos primeiros alpinistas que, na década de 50, foram bem sucedidos na escalada deste monte situado na Cordilheira do Himalaia.


O alpinista virtual pode escolher diferentes perspetivas e experimentar os vários percursos até ao ponto mais alto da terra, a 8 mil e 800 metros de altitude.

  • Três irmãos resgatados dos escombros em Itália
    1:24
  • Porto Editora acusada de discriminação
    2:55
  • Graça Fonseca, a primeira governante a assumir-se homossexual
    1:02

    País

    A secretária de Estado da Modernização Administrativa deu uma entrevista ao Diário de Notícias onde assume a sua homossexualidade. É a primeira vez que um governante português o faz. Graça Fonseca assume esta posição pública como uma "afirmação política".

  • Governo quer entregar OE 2018 a 13 de outubro
    1:33
  • Casa Branca isolada devido a pacote suspeito

    Mundo

    A Casa Branca foi esta terça-feira isolada devido à presença de um pacote suspeito junto a uma das vedações que limitam o edifício governamental norte-americano. A situação já foi normalizada e o objeto retirado do local.