sicnot

Perfil

Mundo

Projeto permite escalar virtualmente o Evereste

Agora, o Monte Evereste pode ser escalado de forma virtual. Trata-se de um projeto similar ao Google Street View mas nas montanhas mais altas do mundo.

© Navesh Chitrakar / Reuters

Numa vista de 360 graus, vários percursos de escalada do Monte Evereste estão documentados em vídeo e fotografia, pela primeira vez.


Um dos trilhos é o mais utilizado por alpinistas, com início no Nepal até ao topo.


O projeto foi criado em 2014 pelo grupo de desportos de montanha Mammut Sports, em homenagem aos primeiros alpinistas que, na década de 50, foram bem sucedidos na escalada deste monte situado na Cordilheira do Himalaia.


O alpinista virtual pode escolher diferentes perspetivas e experimentar os vários percursos até ao ponto mais alto da terra, a 8 mil e 800 metros de altitude.

  • As zonas de guerra que o fogo deixou
    3:13

    País

    A chuva finalmente ajudou na luta contra as chamas e o que fica agora é um cenário de devastação no norte e centro do país. Morreram 37 pessoas, arderam centenas de casas e empresas e há críticas severas à falta de meios.

  • CDS avança com moção de censura ao Governo

    País

    A líder do CDS anunciou hoje que o partido vai apresentar uma moção de censura ao Governo, na sequência dos incêndios que fizeram 37 mortos desde domingo, quatro meses depois da tragédia de Pedrógão Grande.

    Em atualização

  • O mapa das vítimas dos incêndios
    1:19

    País

    Aumentou para 37 o número de mortes na sequência dos fogos que assolaram a zona Centro do país desde o fim de semana. Feridos são pelo menos 71. Atualizamos aqui o mapa, segundo o último balanço da Proteção Civil.

  • Visto do céu, Portugal é um país que se vestiu de negro
    3:28
  • Homem morreu ao tentar salvar animais das chamas
    2:30
  • "Estou a ficar sem água, vai ser um trabalho inglório"
    1:06
  • Há uma semana que as florestas ardem na Califórnia
    1:34