sicnot

Perfil

Mundo

Projeto permite escalar virtualmente o Evereste

Agora, o Monte Evereste pode ser escalado de forma virtual. Trata-se de um projeto similar ao Google Street View mas nas montanhas mais altas do mundo.

© Navesh Chitrakar / Reuters

Numa vista de 360 graus, vários percursos de escalada do Monte Evereste estão documentados em vídeo e fotografia, pela primeira vez.


Um dos trilhos é o mais utilizado por alpinistas, com início no Nepal até ao topo.


O projeto foi criado em 2014 pelo grupo de desportos de montanha Mammut Sports, em homenagem aos primeiros alpinistas que, na década de 50, foram bem sucedidos na escalada deste monte situado na Cordilheira do Himalaia.


O alpinista virtual pode escolher diferentes perspetivas e experimentar os vários percursos até ao ponto mais alto da terra, a 8 mil e 800 metros de altitude.

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marcelo diz que é hora de valorizar o poder local
    0:40

    País

    O Presidente da República diz que este é o momento para valorizar o poder local. Sobre a descida da Taxa Social Única, Marcelo Rebelo de Sousa recusou comentar e negou que haja crispação politica entre Governo e oposição.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.