sicnot

Perfil

Mundo

Projeto permite escalar virtualmente o Evereste

Agora, o Monte Evereste pode ser escalado de forma virtual. Trata-se de um projeto similar ao Google Street View mas nas montanhas mais altas do mundo.

© Navesh Chitrakar / Reuters

Numa vista de 360 graus, vários percursos de escalada do Monte Evereste estão documentados em vídeo e fotografia, pela primeira vez.


Um dos trilhos é o mais utilizado por alpinistas, com início no Nepal até ao topo.


O projeto foi criado em 2014 pelo grupo de desportos de montanha Mammut Sports, em homenagem aos primeiros alpinistas que, na década de 50, foram bem sucedidos na escalada deste monte situado na Cordilheira do Himalaia.


O alpinista virtual pode escolher diferentes perspetivas e experimentar os vários percursos até ao ponto mais alto da terra, a 8 mil e 800 metros de altitude.

  • Militares da GNR saem hoje à rua em protesto

    País

    A Associação dos Profissionais da Guarda (APG/GNR) e a Associação Nacional de Sargentos da Guarda (ANSG) realizam esta quarta-feira uma ação de protesto em Lisboa devido "à falta de resposta" do Governo às principais reivindicações.

  • José Oliveira Costa, o rosto do buraco financeiro do BPN
    3:04

    País

    José Oliveira Costa foi o homem forte do BPN durante 10 anos e tornou-se o rosto do gigantesco buraco financeiro. Manteve-se em silêncio durante todo o julgamento, mas falou aos deputados da comissão de inquérito, para negar qualquer envolvimento no escândalo que fez ruir o BPN.

  • Marcelo termina hoje visita de Estado ao Luxemburgo

    País

    O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, termina esta quarta-feira a visita de Estado de dois dias ao Luxemburgo com uma agenda dedicada a projetos em que estão envolvidos portugueses, além de um almoço com o primeiro-ministro luxemburguês.

  • Filhos tentam anular casamento de pai de 101 anos

    País

    O casamento de um homem de 101 anos com uma mulher com metade da idade, em Bragança, está a ser contestado judicialmente pelos filhos do idoso, que acusam aquela que era empregada da família de querer ser herdeira.