sicnot

Perfil

Mundo

Supremo dos EUA anula condenação à morte de negro por "seleção racista" do júri

O Supremo Tribunal norte-americano anulou hoje a condenação à morte de um cidadão negro, em 1987, decidida por unanimidade por 12 jurados brancos, considerando que houve seleção racista do júri.

AP Images

Timothy Foster foi julgado e condenado à morte no estado da Geórgia (sul dos Estados Unidos da América) após ter sido considerado culpado do homicídio de uma mulher branca, em 1987.

A decisão do Supremo Tribunal foi adotada hoje com o voto favorável de sete dos oito juízes. Os magistrados consideraram que houve contornos racistas na seleção do júri da altura, o que pode vir a ter um grande valor judicial por causa da forma como o Direito norte-americano suporta as suas alegações com a jurisdição das instâncias superiores.

A defesa de Foster - que continua no corredor da morte e ainda enfrenta uma execução - apresentou ao Supremo documentos nos quais se vê uma lista de cidadãos elegíveis para o júri do caso. Todos os elementos de raça negra inscritos na lista tinham uma letra "B" (alegadamente de "Black", negro em inglês) escrito à mão antes do nome.

No processo de escolha dos jurados - que envolve os advogados da defesa e o procurador do Ministério Público - todos os "B" acabariam por ser recusados.

Mais grave ainda, o advogado de defesa de Timothy Foster acrescentou que o procurador tinha elaborado uma lista própria de seis pessoas que deveriam ser recusadas a todo o custo.

Desta lista de "a recusar a todo o custo" constavam cinco negros e uma última que tinha tomado posições públicas contra a pena de morte.

Lusa

  • Portugal vai fechar fronteiras durante a visita do Papa

    País

    O Conselho de Ministros aprovou hoje a reposição temporária do controlo de fronteiras durante a visita do papa Francisco em maio a Fátima. A reposição do controlo de fronteiras decorrerá entre 00:00 de 10 de maio e as 00:00 de 14 de maio.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.

  • Juncker reprova com ironia apoio de Trump

    Brexit

    O Presidente da Comissão Europeia disse hoje com ironia que promoverá a independência do Ohio ou de Austin, no Texas, em relação aos Estados Unidos se o presidente Donald Trump continuar a incitar países europeu a seguirem o Brexit.

  • "Civis devem ser prioridade absoluta no Iraque", diz Guterres

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, chegou hoje ao Iraque para abordar a situação da ajuda humanitária, e pediu que a proteção dos civis seja a "prioridade absoluta" à medida que as forças iraquianas batalham para retomar Mossul.

  • Fomos conhecer o novo Samsung S8
    1:42