sicnot

Perfil

Mundo

Extrema-direita ameaça Presidente eleito da Áustria

O Presidente eleito da Áustria, Alexander Van der Bellen, recebeu ameaças de ultra direitistas, que apelam à "luta" e à realização de "atentados", além de terem divulgado a sua direção privada, informou o diário Der Standard.

© Leonhard Foeger / Reuters

Segundo este meio, na sua edição impressa de quarta-feira, um utilizador divulgou na página na internet do líder do direitista Partido Liberal (FPo), Heinz Christian Strache, a residência privada de Van der Bellen.

Outra pessoa apelou no mesmo local à realização de "atentados" no domicílio do Presidente.

As frases foram apagadas algum tempo depois, mas ficaram registadas em capturas de écran e a polícia está a investigar.

O diário garante que outros utilizadores do Facebook também apelaram à violência nesta rede social.

"Todo aquele que ainda se sente meio austríaco deve demonstrar que nos defenderemos", afirmou um dos utilizadores do Facebook.

"Montem grupos que atuem e sejam capazes de golpear", declarava outro utilizador, acrescentando: "A partir de agora, há que lutar".

O Der Standard assegurou que o Ministério do Interior está conhecedor das ameaças e está a levá-las "muito a sério", pelo que já reforçou o dispositivo de segurança em torno do Presidente eleito, que vai tomar posse em 08 de julho.

Van der Bellen ganhou as eleições presidenciais do passado domingo, com 50,3%, evitando que o candidato da direita populista, Norbert Hofer, se convertesse no primeiro chefe de Estado da extrema-direita na União Europeia.

Lusa

  • "Hoje vi chover lume"
    3:57
  • A Minha Outra Pátria
    29:53
  • Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
    1:24

    Economia

    Milhares de clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que até aqui estavam isentos de qualquer pagamento, vão começar a pagar quase 5 euros por mês por comissões de conta. A medida abrange também reformados e pensionistas e entra em vigor já em setembro. Ainda assim, os clientes com mais de 65 anos e uma pensão inferior a 835 euros por mês continuam isentos.

  • O apelo da adolescente arrependida de ir lutar pelo Daesh

    Daesh

    Uma adolescente alemã que desapareceu da casa dos pais, no estado da Saxónia, esteve entre os vários militantes do Daesh detidos este fim de semana na cidade iraquiana de Mossul. Arrependida do rumo que deu à sua vida, deixou um apelo emocionado em que expressa, repetidamente, a vontade de "fugir" e voltar para casa.

    SIC