sicnot

Perfil

Mundo

Netanyahu envolvido em polémica com viagens de avião com família

As viagens em avião feitas por Benjamin Netanyahu e a sua família antes de ser primeiro-ministro israelita estão no centro de um relatório divulgado esta terça-feira, que aponta para possíveis conflitos de interesse.

© Ronen Zvulun / Reuters

O documento, da autoria do fiscal do Estado, Yossef Shapira, que verifica as políticas governamentais e o uso dos fundos públicos, incide sobre o período em Netanyahu foi ministro da Finanças, de 2003 a 2005.

"As viagens de Netanyahu e da sua família, financiadas por entidades externas (ao governo) durante o período em que foi ministro das Finanças, desrespeitaram as regras em vigor sobre o assunto e poderiam assim dar a impressão de serem benefícios ou se tratar de um conflito de interesses", escreveu-se no relatório, redigido em hebraico, e publico no sítio da instituição na internet.

A imprensa avançou que estão em causa cinco ou seis viagens ao estrangeiro, algumas das quais feitas com a esposa e os filhos.

O relatório especificou também que Netanyahu não comunicou o financiamento destas viagens às autoridades competentes.

Componentes da investigação do controlador do Estado foram transmitidos ao gabinete do procurador-geral, o que os impede de serem revelados.

Lusa

  • Negligência é a principal causa dos incêndios
    1:32

    País

    A Polícia Judiciária deteve mais dois suspeitos de fogo posto este fim de semana. Ao todo já foram detidas pelo menos 99 pessoas pelas autoridades desde o início do ano, a maioria suspeitas de agirem intencionalmente. Mas desde 1 de janeiro até meados deste mês, dos 8 mil incêndios investigados pela GNR, mais de 3.300 tiveram causa negligente. 

  • Concentração de motos em Góis
    2:28

    País

    Durante este fim de semana, decorre uma das concentrações de motards mais concorridas do país. A organização esperava cerca de 20 mil visitantes em Góis.