sicnot

Perfil

Mundo

Polícia polaca prende suspeito de ataque bombista

A polícia polaca prendeu hoje um homem suspeito de um ataque bombista, na semana passada, que feriu uma pessoa na cidade sudoeste de Vratislávia.

© Kacper Pempel / Reuters

"É um homem de 22 anos de idade, de nacionalidade polaca, estudante universitário do terceiro ano", informou o chefe da polícia Jaroslaw Szymczyk aos jornalistas.

O suspeito foi preso no apartamento de um parente, acrescentou Szymczyk.

Um dispositivo explosivo foi encontrado na quinta passada, escondido num saco de plástico dentro de um autocarro.

O homem, acusado de plantar a bomba caseira, que se assemelhava a uma panela de pressão embalada com pregos, tinha acabado de descer do autocarro.

O motorista do autocarro, depois de ter sido alertado pelos passageiros para a presença de um pacote suspeito, fez uma paragem de emergência para deixar o pacote.

Pouco tempo depois, o dispositivo explodiu e feriu um indivíduo levemente.

Desde quinta-feira que a polícia tentava encontrar o suspeito, cujo rosto podia ser visto nas imagens do circuito interno gravadas no autocarro, e que desde então tem sido exibido na televisão polaca.

Lusa

  • "PCP não é força de suporte do Governo"
    2:11

    País

    Ao segundo dia de congresso comunista, ouviu-se o aviso mais forte, até agora, ao PS. João Oliveira, líder parlamentar do partido, diz que o PCP não se diluiu e que não é suporte do Governo. Já Jerónimo de Sousa deixou elogios à excelente geração de jovens que estão na frente política do PCP.

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.