sicnot

Perfil

Mundo

Secretário-geral da ONU apela ao cumprimento de acordos internacionais

Secretário-geral da ONU apela ao cumprimento de acordos internacionais

O secretário-geral das Nações Unidas fez um apelo para que sejam cumpridos os acordos internacionais em matérias como o risco de catástrofes, o desenvolvimento sustentável ou as alterações climáticas. Ban Ki-moon falava durante a Cimeira Humanitária Mundial, a iniciativa da ONu sobre os principais desafios mundiais e resposta às crises que reúne em Istambul mais de 50 líderes mundiais.

  • Merkel diz que é preciso novo consenso global sobre princípios humanitários
    1:11

    Mundo

    Durante a Cimeira sobre os direitos humanos em Istambul, o presidente turco chamou a atenção de que a Turquia é o país que recebeu mais refugiados, sem que haja uma correspondente compensação por parte da comunidade internacional. Na cimeira também esteve Angela Merkel. A chanceler alemã alertou para a necessidade de um novo consenso global acerca dos princípios humanitários.

  • Cimeira Humanitária Mundial junta mais de 170 países
    2:45

    Mundo

    Começou hoje em Istambul a primeira Cimeira Humanitária Mundial e, a reunião inédita junta delegações de mais de 170 países. O objetivo é criar uma nova forma de ajudar cerca de 130 milhões de pessoas em risco, contudo a ausência de alguns líderes mundiais de peso pode comprometer o resultado da cimeira. António Costa chefia a delegação portuguesa, que está empenhada em fazer campanha por António Guterres para secretário-geral da ONU.

  • Costa e Guterres na 1ª Cimeira Humanitária Mundial
    3:36

    Mundo

    A cidade turca de Istambul recebe hoje e terça-feira a primeira Cimeira Humanitária Mundial, uma iniciativa da ONU sobre os principais desafios mundiais e resposta às crises, com a presença confirmada do primeiro-ministro António Costa. Para além do primeiro-ministro também António Guterres estará presente. É mais uma oportunidade para promover a candidatura do português a secretário-geral das Nações Unidas. Uma cimeira organizada ainda pelo atual secretário-geral da ONU, Bon Ki Moon e que está a ser acompanhada pelo enviado da SIC, Pedro Benevides.

  • "Não podemos fazer de Lisboa uma cidade para turistas"
    2:44

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou esta segunda-feira, no Jornal da Noite da SIC, o mandato de Fernando Medina na Câmara de Lisboa. O comentador da SIC defendeu que o autarca tem "muitos problemas por resolver" e que a Câmara tem investido "mais na recuperação de zonas em que os lisboetas praticamente não conseguem ir". Sousa Tavares disse ainda que Lisboa não pode ser uma cidade para turistas.

    Miguel Sousa Tavares

  • "Putin é uma ameaça maior do que o Daesh"
    0:24

    Mundo

    O senador norte-americano John McCain atacou Vladimir Putin dizendo que é uma ameaça maior do que o Daesh. O antigo candidato à Casa Branca acusa a Rússia de querer destruir a democracia ao tentar manipular o resultado das presidenciais dos Estados Unidos.

  • "É muito importante ceder à tentação de se abolir a liberdade"
    1:06