sicnot

Perfil

Mundo

Secretário-geral da ONU apela ao cumprimento de acordos internacionais

Secretário-geral da ONU apela ao cumprimento de acordos internacionais

O secretário-geral das Nações Unidas fez um apelo para que sejam cumpridos os acordos internacionais em matérias como o risco de catástrofes, o desenvolvimento sustentável ou as alterações climáticas. Ban Ki-moon falava durante a Cimeira Humanitária Mundial, a iniciativa da ONu sobre os principais desafios mundiais e resposta às crises que reúne em Istambul mais de 50 líderes mundiais.

  • Merkel diz que é preciso novo consenso global sobre princípios humanitários
    1:11

    Mundo

    Durante a Cimeira sobre os direitos humanos em Istambul, o presidente turco chamou a atenção de que a Turquia é o país que recebeu mais refugiados, sem que haja uma correspondente compensação por parte da comunidade internacional. Na cimeira também esteve Angela Merkel. A chanceler alemã alertou para a necessidade de um novo consenso global acerca dos princípios humanitários.

  • Cimeira Humanitária Mundial junta mais de 170 países
    2:45

    Mundo

    Começou hoje em Istambul a primeira Cimeira Humanitária Mundial e, a reunião inédita junta delegações de mais de 170 países. O objetivo é criar uma nova forma de ajudar cerca de 130 milhões de pessoas em risco, contudo a ausência de alguns líderes mundiais de peso pode comprometer o resultado da cimeira. António Costa chefia a delegação portuguesa, que está empenhada em fazer campanha por António Guterres para secretário-geral da ONU.

  • Costa e Guterres na 1ª Cimeira Humanitária Mundial
    3:36

    Mundo

    A cidade turca de Istambul recebe hoje e terça-feira a primeira Cimeira Humanitária Mundial, uma iniciativa da ONU sobre os principais desafios mundiais e resposta às crises, com a presença confirmada do primeiro-ministro António Costa. Para além do primeiro-ministro também António Guterres estará presente. É mais uma oportunidade para promover a candidatura do português a secretário-geral das Nações Unidas. Uma cimeira organizada ainda pelo atual secretário-geral da ONU, Bon Ki Moon e que está a ser acompanhada pelo enviado da SIC, Pedro Benevides.

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.