sicnot

Perfil

Mundo

Milhares de crianças trabalham nas plantações de tabaco da Indonésia

As plantações de tabaco na Indonésia, que fornecem centenas de marcas ocidentais, empregam milhares de crianças em condições perigosas para a sua saúde, denunciou hoje a Human Rights Watch em relatório.

Arquivo.

Arquivo.

© Juan Carlos Ulate / Reuters

A lei indonésia interdita o trabalho a menores de 18 anos nas indústrias perigosas.

A organização de defesa dos direitos do homem Human Rights Watch cita dezenas de casos de menores -- alguns com apenas oito anos -- que ficaram doentes depois de terem manuseado folhas de tabaco ou pesticidas sem proteção.

A Indonésia conta com 500.000 plantações de tabaco que alimenta essencialmente o mercado interno. Não obstante, um quarto da produção de tabaco indonésia é exportada, e revendida aos gigantes da indústria tabaqueira, disse à AFP, Jo Becker, da HRW.

"Um fumador que aceda um Dunhill, um Lucky Strike ou outro cigarro na Europa ou nos Estados Unidos poderá estar a fumar um cigarro fabricado na Indonésia graças ao trabalho infantil".

Nenhum das multinacionais de tabaco que operam na Indonésia tem uma política "suficiente para garantir que as crianças estão protegidas", acusa a HRW no relatório de 113 páginas.

Lusa

  • Fugiram 52 reclusos das cadeias portuguesas nos últimos 5 anos

    País

    Nos últimos 5 anos fugiram 52 reclusos das cadeias portuguesas, tendo esta madrugada ocorrido a primeira evasão de 2017, com três detidos em fuga do estabelecimento prisional de Caxias. Dados divulgados hoje pela Direção-geral de Reinserção e Serviços Prisionais após a fuga de três reclusos presos preventivamente em Caxias, Concelho de Oeiras, indicam que no ano passado ocorreram cinco operações de fuga que envolveram seis reclusos e que em 2015 fugiram dois presos das cadeias portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.

  • Mouchão da Póvoa em risco de desaparecer
    1:58

    País

    A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira alerta para o risco de desaparecimento do Mouchão da Póvoa, uma dos três mouchões do Tejo, no concelho. Em causa está a falta de autorização, pedida à Agência Portuguesa do Ambiente, para uma intervenção de emergência nos diques.

  • Lixo, para que te quero?
    23:17
  • Tuk-tuk em protesto oferecem hoje passeios gratuitos em Lisboa

    País

    A Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos (APECATE) promove hoje a iniciativa "Cá vai Lisboa", com passeios gratuitos de tuk-tuk, para alertar a população para a "problemática" regulamentação municipal deste tipo de veículos.

  • Ricardo Robles apresentado como candidato do BE a Lisboa
    1:31

    Autárquicas 2017

    Ricardo Robles foi formalmente apresentado este sábado como candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Lisboa. No encerramento da convenção autárquica do partido, Catarina Martins fez críticas ao Governo, dizendo que o projeto de descentralização do Executivo é perigoso e ameaça a democracia.