sicnot

Perfil

Mundo

Oposição venezuelana volta a manifestar-se nas ruas

Os partidos da oposição venezuelana voltaram a manifestar-se nas ruas de Caracas contra Nicolás Maduro. O protesto surge no sentido de pressionar a saída do Presidente e convocar eleições antecipadas no país.

© Carlos Garcia Rawlins / Reute

Os manifestantes denunciaram, mais uma vez, o que dizem ser o fracasso do modelo económico do governo de esquerda, numa altura em que o país enfrenta uma escassez generalizada de comida e medicamentos.

Alguns manifestantes decidiram protestar em frente ao Supremo Tribunal de Justiça, que dicidiu proibir algumas manifestações, o que levou as autoridades a reforçarem a presença de polícia e militares nessa zona da capital da Venezuela.

  • Venezuelano relata dificuldades para comprar comida e medo que se vive nas ruas
    1:13

    Mundo

    O Presidente Nicolas Maduro ameaçou mandar suspender a Constituição, em resposta aos protestos da oposição. A Venezuela vive uma das mais graves crises dos últimos anos com uma inflação prevista para este ano de 700% e escassez generalizada de bens essenciais. A SIC falou com Julio Riquezes, um empresário venezuelano da construção civil, que fala da dificuldade de quem quer comprar comida e não encontra, e também do medo de uma revolta violenta nas ruas.

  • Escassez de farinha faz diminuir produção de pão na Venezuela
    3:13

    Mundo

    A escassez de farinha fez diminuir a produção de pão na Venezuela e deixou muitas padarias sem ter o que vender. Os venezuelanos esperam horas em filas para comprar bens essenciais e assim evitar recorrer ao mercado paralelo. O Governo diz que está a enfrentar uma guerra económica e a oposição responsabiliza as políticas herdadas de Hugo Chávez pela escassez de bens essenciais como alimentação e medicamentos.