sicnot

Perfil

Mundo

Trump vence primárias republicanas em Washington

Donald Trump, o aspirante a candidato republicano na corrida presidencial de 2016 nos Estados Unidos, deu esta noite mais um grande passo em direção à nomeação do partido, com uma vitória nas primárias do estado de Washington.

© Jonathan Ernst / Reuters

De acordo com as projeções dos principais meios de comunicação dos Estados Unidos, Trump ganhou em Washington, no noroeste do país, por uma ampla margem, superando o número de votos nos seus ex-rivais Ted Cruz, John Kasich e Ben Carson, cujos nomes continuavam a figurar nos boletins de voto apesar de já terem desistido da corrida.

Os primeiros resultados indicam que Trump obteve 76% dos votos, de acordo com o gabinete da secretaria de estado em Washington.

A vitória em Washington garante ao magnata nova-iorquino a maioria (praticamente a totalidade) dos 44 delegados em jogo nesse estado, o que o coloca muito perto dos 1.237 que necessita para garantir a candidatura oficialmente na convenção do partido em julho em Cleveland (Ohio).

Lusa

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC