sicnot

Perfil

Mundo

Vulcão Kilauea no Havai em atividade há 32 anos

Vulcão Kilauea no Havai em atividade há 32 anos

No Havai, o vulcão Kilauea, um dos mais ativos do mundo, entrou em erupção. O observatório de vulcões do Havai comunicou que os novos fluxos de lava começaram a surgir terça-feira de manhã. As autoridades garantem que para já não há motivos de alarme para as comunidades locais. O vulcão Kilauea já está em atividade há 32 anos.

  • Lago de lava no vulcão Kilauea transbordou
    0:57

    Mundo

    Um lago de lava no vulcão Kilauea, no Havai, transbordou pela primeira vez em mais de um século. É um fenómeno geológico particular deste vulcão. O chamado lago forma-se numa cratera dentro de outra cratera. O nível de lava tinha vindo a aumentar desde a semana passada. Os geólogos dizem que nas últimas 24 horas a lava transbordou as margens da cratera pelo menos três vezes. O acontecimento atraiu milhares de espetadores àquele que é considerado pelos cientistas como o vulcão mais ativo do mundo. O Kilauea está em atividade desde 1983.

  • Isto não é não jornalismo. Por Ricardo Costa

    Opinião

    Uma das decisões mais banais e corriqueiras do jornalismo assenta nas escolhas que se fazem no dia a dia. Que temas se abordam, que destaque se dá a este ou aquele assunto, que ângulos de abordagem se usam. São opções condicionadas por uma série de fatores - que vão do interesse e da novidade até questões tão básicas como o haver ou não jornalistas com tempo, meios e conhecimentos para o fazerem -, que estão e estarão na base de qualquer dia de trabalho numa redação.

    Ricardo Costa

  • Bruxelas multa Altice em 125 M€ devido à compra da PT

    Economia

    Os Serviços da Concorrência da Comissão Europeia decidiram multar a Altice em 125 milhões de euros no âmbito da compra da PT Portugal. Bruxelas avançou com a multa à Altice por ter começado a gerir a PT antes do negócio ter sido aprovado pela Comissão Europeia.

  • "Não há nenhuma meta com Bruxelas", garante Centeno no Parlamento
    0:57

    Economia

    O ministro das Finanças afirma que o Programa de Estabilidade é debatido em Lisboa e não em Bruxelas.Esta manhã, no Parlamento, Mário Centeno assegurou ainda que as metas são as mesmas com que se comprometeu no programa do Governo e garante que não há nenhuma meta acordada com Bruxelas.