sicnot

Perfil

Mundo

Confrontos no Chile em manifestações por educação gratuita

Confrontos violentos foram registados na quinta-feira entre as forças da ordem e estudantes, no Chile, para reivindicar uma educação gratuita para todos, uma promessa da Presidente, Michelle Bachelet.

© Ivan Alvarado / Reuters

No centro da capital chilena, alguns manifestantes mascarados atiraram pedras e paus contra a polícia, que reagiu com canhões de água e gás lacrimogéneo.

Segundo dados da polícia comunicados à agência noticiosa AFP, 117 pessoas foram detidas e 32 polícias ficaram feridos.

No sábado, uma manifestação similar resultou num morto, em Valparaíso, quando Bachelet fazia o seu discurso anual perante o Congresso.

A Presidente chilena prometeu uma vasta reforma para acabar com um sistema educativo em grande parte privado e com benefícios para as elites, uma herança da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990).

Mas depois do lançamento do projeto em 2014, as manifestações de estudantes e professores multiplicaram-se para reclamar a implementação mais rápida e menos seletiva.

Lusa

  • Portugueses querem contratar Obama

    Mundo

    Contratar Barack Obama. Pode parecer uma tarefa impossível, mas para a startup portuguesa Swonkie a única resposta a este desafio é "Yes We Can", mote da campanha presidencial de Obama de há nove anos.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.