sicnot

Perfil

Mundo

Jovens iranianos condenados a 99 chicotadas por dançarem em festa de finalistas

Cerca de 30 jovens que festejavam numa casa do norte do Irão, foram condenados a 99 chicotadas cada um, uma pena que foi imediatamente aplicada, segundo uma agência noticiosa iraniana.

© Thaier Al-Sudani / Reuters (Arquivo)

"Mais de 30 raparigas e rapazes, que não se conheciam, e que dançavam numa festa de finalistas foram presos e punidos", declarou quinta-feira Esmail Sadeghi Niyaraki, procurador-geral da cidade de Qazvin, à agência noticiosa da autoridade judiciária Mizaonline.

Niyaraki disse que a festa teve lugar perto de Qazvin, no jardim de uma casa, sem precisar a data.

Após as detenções, um tribunal reuniu-se de urgência e condenou cada um dos jovens a receber 99 chicotadas que "foram dadas nesse mesmo dia" pelos membros da polícia de costumes, acrescentou.

"A detenção dos jovens que estavam seminus, consumiam álcool e comportavam-se de maneira indecente, choca a opinião pública", afirmou o procurador.

Niyaraki ficou contente e deu "graças a Deus" porque "em menos de 24 horas, os interrogatórios, a investigação, o processo, a sentença e a sua aplicação, foram fechadas".

Segundo o procurador, isto é "uma lição para os que tentem violar as regras" da República islâmica, onde é proibido aos homens e às mulheres dançarem em conjunto - principalmente se estas não estiverem a usar o véu islâmico - e consumirem álcool.

Desde a Revolução islâmica de 1979 que o véu islâmico é obrigatório no Irão para todas as mulheres.

O procurador-geral de Qazvin também referiu que os restaurantes e os quartos da cidade "que organizem festas mistas ou sirvam álcool - ou naqueles em que o álcool for encontrado - serão fechados".

Lusa

  • Buscas e apreensões na esquadra da PSP na Brandoa

    País

    O Ministério Público de Sintra esteve a fazer buscas e apreensões, esta manhã, na esquadra da PSP da Brandoa, no concelho da Amadora. De acordo com a Procuradoria-Gera Distrital de Lisboa, em causa estão crimes de corrupção passiva e ativa e abuso de poder.

  • Portugueses divididos na recondução da procuradora-geral da República
    1:31
  • "Os castigos incluiam sovas frequentes e até estrangulamento"
    5:03
  • Teste ao sangue deteta oito tipos de cancro

    Mundo

    Um novo teste sanguíneo experimental permitiu detetar precocemente os oito cancros mais frequentes em 70 por cento dos casos, de acordo com um estudo publicado na revista Nature feito por investigadores nos Estados Unidos.