sicnot

Perfil

Mundo

Protestos a favor e contra a visita de Obama a Hiroshima

Protestos a favor e contra a visita de Obama a Hiroshima

Barack Obama faz hoje uma visita histórica a Hiroxima, no Japão. É o primeiro presidente dos EUA em exercício a visitar a cidade depois do lançamento da bomba atómica. A visita serve para honrar os que perderam a vida na II Guerra Mundial e está a ser alvo de protestos, a favor e contra.

As manifestações concentraram-se no Parque Memorial da Paz de Hiroshima, onde fica a Cúpula da Bomba Atómica, símbolo máximo do bombardeamento que matou pelo menos 140 mil pessoas há mais de 70 anos.

Os vários protestos, alguns separados por metros de distância, acontecem horas antes de Barack Obama chegar à cidade bombardeada plos Estados Unidos em 1945.

Segundo a agência de notícias japonesa pelo menos três sobreviventes deverão encontrar-se com o presidente dos EUA, na cerimónia onde Barack Obama deverá fazer um pequeno discurso e depositar uma coroa de flores no memorial às vítimas da primeira bomba atómica, lançada pelos EUA no Japão.

  • Marcelo promete entregar carta de menina com paralisia cerebral ao primeiro-ministro
    3:05

    País

    O Presidente da República está preocupado com os cuidadores dos cidadãos que precisam de cuidados paliativos. No Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se assinalou este sábado, Marcelo Rebelo de Sousa visitou a Casa do Tejo, em Algés, onde três famílias de crianças com paralisia cerebral e outros problemas de saúde são recebidas em conjunto com os pais para que toda a famíla possa receber apoio de técnicos especializados. O Presidente recebeu uma carta de uma menina de 5 anos, com paralisia cerebral, e prometeu que a vai entregar ao primeiro-ministro, para que seja aberta uma porta legislativa mais larga para os problemas das pessoas deficientes.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02