sicnot

Perfil

Mundo

Protestos a favor e contra a visita de Obama a Hiroshima

Protestos a favor e contra a visita de Obama a Hiroshima

Barack Obama faz hoje uma visita histórica a Hiroxima, no Japão. É o primeiro presidente dos EUA em exercício a visitar a cidade depois do lançamento da bomba atómica. A visita serve para honrar os que perderam a vida na II Guerra Mundial e está a ser alvo de protestos, a favor e contra.

As manifestações concentraram-se no Parque Memorial da Paz de Hiroshima, onde fica a Cúpula da Bomba Atómica, símbolo máximo do bombardeamento que matou pelo menos 140 mil pessoas há mais de 70 anos.

Os vários protestos, alguns separados por metros de distância, acontecem horas antes de Barack Obama chegar à cidade bombardeada plos Estados Unidos em 1945.

Segundo a agência de notícias japonesa pelo menos três sobreviventes deverão encontrar-se com o presidente dos EUA, na cerimónia onde Barack Obama deverá fazer um pequeno discurso e depositar uma coroa de flores no memorial às vítimas da primeira bomba atómica, lançada pelos EUA no Japão.

  • Sessão solene no Parlamento e desfile popular nas celebrações do 25 de Abril

    País

    Os 43 anos da Revolução dos Cravos são hoje comemorados com a sessão solene no Parlamento e o tradicional desfile popular, tendo o Presidente da República escolhido o 25 de Abril para condecorar, a título póstumo, Francisco Sá Carneiro. A SIC Notícias acompanha esta manhã a sessão solene na Assembleia da República. Veja aqui em direto.

  • Desconhecem-se as causas do incêndio na fábrica da Tratolixo
    0:43

    País

    Os moradores de Trajouce, em São Domingos de Rana, não ganharam para o susto com um incêndio nas instalações da empresa de resíduos Tratolixo.O alerta foi dado por populares e trabalhadores da empresa. O vento foi o maior problema dos bombeiros no combate às chamas durante a noite. No local estiveram 133 homens, apoiados por 51 viaturas.Desconhecem-se para já as causas do incêndio. O incêndio foi circunscrito de madrugada, mas pode demorar algumas horas a ser dominado.

  • ASAE encerra em média um restaurante por dia
    1:33
  • Duas execução no mesmo dia pela primeira vez em 17 anos nos EUA

    Mundo

    O estado norte-americano do Arkansas (sul) executou, na noite de segunda-feira, dois condenados à morte, o que sucede pela primeira vez em 17 anos no país, anunciou a procuradora-geral daquele estado. Jack Jones e Marcel Williams, condenados separadamente na década de 1990 à pena capital por violação e assassínio, receberam uma injeção letal depois de diferentes tribunais terem rejeitado os respetivos recursos, afirmou Leslie Rutledge, em comunicado.