sicnot

Perfil

Mundo

Cinco capacetes azuis morrem em emboscada terrorista no centro do Mali

Cinco capacetes azuis foram mortos este domingo numa emboscada no centro do Mali, informou a missão da ONU no país (MINUSMA), que disse tratar-se de um novo "ataque terrorista".

© Jacky Naegelen / Reuters

"Segundo informações preliminares, cinco capacetes azuis foram mortos e um outro ficou gravemente ferido", indicou em comunicado a missão, explicando que o ataque ocorreu na região de Mopti.

"Condeno vigorosamente este crime abjeto que se junta a outros atos terroristas contra os nossos soldados da paz e que à luz do direito internacional são crimes contra a humanidade", declarou Mahamat Saleh Annadif, representante especial do secretário-geral das Nações Unidas e chefe da MINUSMA.

A ONU não indicou a nacionalidade das vítimas, mas uma fonte da polícia do Mali tinha dito anteriormente à AFP que pelo menos quatro 'capacetes azuis' do Togo tinham sido mortos.

Esta é a primeira vez que soldados que integram a missão da ONU são mortos no centro do Mali.

O ataque de hoje ocorreu depois de, na sexta-feira, terem sido mortos cinco soldados do Mali no norte do país, na explosão de uma mina à passagem dos veículos em que seguiam.

Na semana anterior, cinco 'capacetes azuis' chadianos foram mortos e três ficaram gravemente feridos numa emboscada na região de Kidal, no nordeste do Mali.

O norte do Mali ficou em 2012 sob o controlo de grupos terroristas ligados à Al-Qaida. Os jihadistas foram afastados de grande parte do território por uma intervenção militar internacional, lançada em janeiro de 2013 por iniciativa da França, mas há ainda zonas que escapam ao controlo das forças estrangeiras e do Mali.

Lusa

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Presidente do Montepio tranquiliza clientes do banco
    1:58

    Economia

    O presidente do Montepio garante que os clientes do banco podem estar seguros e reafirma que a instituição não tem qualquer exposição à Associação Mutualista. No programa da SIC Notícias Negócios da Semana, José Félix Morgado assumiu que é preciso separar ainda mais as duas instituições.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.