sicnot

Perfil

Mundo

Conservador Ali Larijani reeleito presidente do Parlamento do Irão

O conservador moderado Ali Larijani foi reeleito hoje presidente do Parlamento iraniano, com 173 votos contra 103 obtidos pelo seu adversário, o reformista Mohammad Reza Aref, numa votação transmitida em direto pela rádio pública.

Conservador Ali Larijani reeleito presidente do Parlamento do Irão

Conservador Ali Larijani reeleito presidente do Parlamento do Irão

© Mohamed Azakir / Reuters

A votação foi organizada na sequência das eleições legislativas, que permitiu o reequilíbrio das forças, com ganhos para os reformistas aliados aos moderados do Presidente Hassan Rohani, mas insuficiente para lhes permitir ganhar a presidência do Parlamento iraniano.

  • Acordo de concertação social assinado por todos os parceiros

    Economia

    Está assinado o acordo da Concertação Social que estipula a descida da TSU para as empresas como contrapartida do aumento do salário mínimo. Ao contrário do que é habitual, o momento não foi assinalado na sede do Conselho Económico e Social (CES), mas as assinaturas foram divulgadas no Twitter.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.