sicnot

Perfil

Mundo

Máquina de criptografia nazi usada na II Guerra Mundial vendida no eBay

Um grupo de voluntários britânicos comprou no portal eBay uma máquina Lorenz de criptografia utilizada pelos nazis durante a II Guerra Mundial, explicaram hoje num programa da BBC.

© Beck Diefenbach / Reuters

Os voluntários do Museu Nacional de Informática, situado em Bletchley Park -- onde se situou o centro de descodificação britânico durante o conflito -, identificaram o objeto quando examinavam o portal, onde o aparelho era vendido como sendo uma "máquina de telegramas" por 9,50 libras (12,50 euros).

"Um colega meu estava a analisar o eBay e viu uma foto do que parecia ser um teleimpressor", declarou John Wetter, um dos assistentes que colabora no museu.

Posteriormente, segundo explicou Wetter, o grupo deslocou-se à localidade inglesa de Southend para falar com a pessoa que vendia o objeto e ali encontraram o teclado da máquina Lorenz, na sua mala original e "debaixo de uma pilha de lixo".

O museu indicou que a máquina só tem o teclado e pediu ajuda para tentar localizar o motor, de modo a poder reconstruí-la e testar o seu funcionamento.

A principal diferença entre esta máquina e a Enigma, de menor tamanho e criptografia rotativa, está em que a Lorenz operava num circuito de teletipo e foi utilizada para transmitir mensagens de alto nível entre Adolf Hitler e os seus generais, explica a estação de televisão britânica BBC.

Através desta máquina telegráfica introduziam-se mensagens em alemão que se encriptavam através de um aparelho de criptografia adjunto e eram recebidas pelo destinatário através de outra máquina de teletipo.

O presidente do museu inglês, Andy Clark, assinalou que, pela sua complexidade e maior tamanho, os alemães guardavam as máquinas Lorenz em lugares seguros, ao ponto de os criptógrafos britânicos terem conseguido quebrar o código em 1942, sem nunca terem visto nenhuma destas máquinas.

Lusa

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

    Em desenvolvimento

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.