sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 700 mortos em naufrágios no Mediterrâneo esta semana revela ACNUR

GALERIA DE FOTOS

Pelo menos 700 migrantes morreram afogados esta semana em três naufrágios na costa da Líbia, afirmou hoje o Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

© Handout . / Reuters

© Handout . / Reuters

© Handout . / Reuters

© Handout . / Reuters

© Handout . / Reuters

© Handout . / Reuters

© Handout . / Reuters

"A situação é caótica, não podemos ter certeza dos números, mas receamos que pelo menos 700 pessoas poderão ter morrido afogadas em três naufrágios esta semana", num dos quais terão morrido mais de 500 pessoas, segundo o porta-voz do ACNUR Federico Fossi, citado pela agência France Presse.

Pelo menos 500 migrantes desapareceram depois de a embarcação de pesca em que seguiam ter naufragado na quinta-feira na costa da Líbia, segundo o testemunho de alguns sobreviventes que deram conta que entre os mortos estariam pelo menos 40 crianças, incluindo, bebés recém-nascidos.

Na quarta-feira, pelo menos 100 pessoas desapareceram na sequência de um naufrágio tendo sido recuperados 45 corpos durante uma operação de busca e salvamento na sequência de um outro naufrágio, na sexta-feira.

"Nunca iremos saber o número exato [de desaparecidos], nunca iremos saber a sua identidade, mas os sobreviventes disseram que morreram mais de 500 pessoas" no naufrágio de quinta-feira, afirmou, por seu turno, Carlota Sami, do ACNUR, num cometário publicado na rede social Twitter.

Já a porta-voz da organização de defesa dos direitos humanos Save the Children na Sicília, Gionanna Di Benedetto, disse que é impossível verificar o número de mortos, mas de acordo com relatos dos sobreviventes, cerca de 1.100 pessoas saíram de Sabratha, na Líbia, na quinta-feira, em duas embarcações de pesca e num bote.

  • Líderes do G7 reúnem-se hoje e amanhã no Japão
    1:49

    Mundo

    Os líderes dos países mais industrializados reúnem-ne hoje e amanhã na Cimeira do G7 no Japão. Antes da reunião de hoje, o presidente do Conselho Europeu pediu mais solidariedade para com os refugiados e lembra que esta é uma crise global. O encontro de dois dias no Japão, centra-se sobretudo na economia mundial e na crise migratória.

  • Refugiados admitem que não há condições no campo de Idomeni
    0:41

    Mundo

    Dezenas de refugiados estão a abandonar de forma independente o campo de Idomeni, no norte da Grécia, junto à fronteira com a Macedónia. Pelo segundo dia consecutivo as autoridades gregas disponibilizam autocarros para a retirada dos cerca de 8 mil residentes no campo, mas muitos preferem fazer-se ao caminho para fugir ao circuito oficial que os levará para outros centros na Grécia. Os refugiados reconhecem que o campo de Idomeni não é opção e que não tem condições para tantas pessoas.

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.