sicnot

Perfil

Mundo

Alinhamento cósmico de Marte e Terra

O planeta Marte atinge o ponto mais próximo da Terra esta noite, quando estiver a "apenas" 76 milhões de quilómetros de distância. Tal momento acontecerá às 22:35 em Portugal.

Marte captado pelo telescópio espacial Hubble a 19 de maio de 2016.

Marte captado pelo telescópio espacial Hubble a 19 de maio de 2016.

NASA

Desde janeiro que o planeta vermelho se tem vindo a aproximar do planeta azul, parecendo cada vez maior para os terráqueos. Não será, no entanto, tão visível como a Lua, que está a uma distância de 384 mil quilómetros. Será de qualquer forma maior do que a estrela mais brilhante do céu noturno, Sirius.

Segundo Observatório Astronómico de Lisboa, Marte será visível na direção sudeste, muito brilhante e muito próximo da Lua.

Este fenómeno acontece a cada 780 dias - chamado oposição - e permite a captação de imagens da superfície de Marte com muito detalhe, como a que foi registada pelo Hubble e publicada pela NASA a 19 de maio.

Será também uma boa oportunidade para os astrónomos amadores verem Marte um pouco mais próximo.

  • Marine devolve bandeira do Japão 73 anos depois 
    2:13

    Mundo

    Setenta e três anos depois da batalha mais sangrenta do Pacífico, um veterano dos Estados Unidos cumpriu uma promessa pessoal. Marvin Strombo devolveu à família a bandeira da sorte de um soldado japonês, morto em 1944, em Saipan, na II Guerra Mundial. 

  • Autoridades usam elefantes para resgatar pessoas das cheias na Ásia
    1:31

    Mundo

    Mais de 215 pessoas morreram nas inundações que estão a devastar o centro da Ásia, e estima-se que três milhões tiveram de abandonar as casas. As autoridades estão a usar elefantes para resgatar locais e turistas das zonas mais afetadas e avisam que há dezenas de pessoas desaparecidas.