sicnot

Perfil

Mundo

Alinhamento cósmico de Marte e Terra

O planeta Marte atinge o ponto mais próximo da Terra esta noite, quando estiver a "apenas" 76 milhões de quilómetros de distância. Tal momento acontecerá às 22:35 em Portugal.

Marte captado pelo telescópio espacial Hubble a 19 de maio de 2016.

Marte captado pelo telescópio espacial Hubble a 19 de maio de 2016.

NASA

Desde janeiro que o planeta vermelho se tem vindo a aproximar do planeta azul, parecendo cada vez maior para os terráqueos. Não será, no entanto, tão visível como a Lua, que está a uma distância de 384 mil quilómetros. Será de qualquer forma maior do que a estrela mais brilhante do céu noturno, Sirius.

Segundo Observatório Astronómico de Lisboa, Marte será visível na direção sudeste, muito brilhante e muito próximo da Lua.

Este fenómeno acontece a cada 780 dias - chamado oposição - e permite a captação de imagens da superfície de Marte com muito detalhe, como a que foi registada pelo Hubble e publicada pela NASA a 19 de maio.

Será também uma boa oportunidade para os astrónomos amadores verem Marte um pouco mais próximo.

  • A inédita entrevista do príncipe Harry a Barack Obama
    0:47

    Mundo

    Foi divulgado um vídeo pouco habitual, onde aparece o príncipe Harry a entrevistar Barack Obama para um programa de rádio. A conversa foi gravada em setembro, durante um evento desportivo para militares com deficiência, e será transmitida na íntegra no dia 27 de dezembro.

  • Parlamento discute utilização de animais no circo
    2:01
  • Seis meses depois da tragédia de Pedrógão Grande
    5:55

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Assinalou-se este domingo meio ano desde que o país ficou em choque com o rasto de morte e destruição causado pelos incêndios florestais na região centro. A tragédia de Pedrogão Grande foi há precisamente seis meses. Enquanto segue a reconstrução no tempo possível e com o Natal à porta, a vida prossegue, mas não voltará a ser mesma.