sicnot

Perfil

Mundo

El Niño acabou, mas deixa 100 milhões de pessoas à fome

O El Niño acabou, mas deixou um rasto de destruição que pode deixar cerca de 100 milhões de pessoas à fome, alertam vários cientistas.

reuters

De acordo com cientistas australianos e do Governo dos Estados Unidos, as temperaturas da superfície do Oceano Pacífico, que aumenta significativamente todos os anos, diminuiu para valores normaisl e não deverá voltar a subir este ano.

No entanto, alertam, é possível um efeito contrário - o "La Niña" -, ou seja, a diminuição das temperaturas abaixo dos níveis normais, o que significará maiores chuvadas, inundações e frio em muitos países.

As preocupações centram-se essencialmente em Áfric,a onde 50 milhões de pessoas deverão necessitar de assistência alimentar nos próximos meses, estima o Programa Mundial Alimentar das Nações Unidas. Mas também os países do sul da Ásia têm sido palco de condições climatéricas adversas.

"Milhões de famílias vivem nas condições extremas criadas pelo El Niño. As crianças, em especial, enfrentam a fome, as doenças e a perda das oportunidades que a educação pode dar. Os paíse smais afetados pelo El Niño também enfrentam as alterações climáticas e são as comunidades mais pobres e vulneráveis que vão continuar a ser mais afetadas", alerta Tanya Steele, da Save the Children.

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.