sicnot

Perfil

Mundo

Polaco em travessia transatlântica de Nova Iorque a Portugal

Um homem polaco de 69 anos partiu no domingo de Nova Iorque em direção a Portugal, na sua terceira travessia transatlântica em caiaque.

Aleksander Doba, eleito aventureiro do ano em 2015 pela National Geographic depois de duas travessias a solo, partiu de Manhattan, incentivado por uma audiência de cerca de 100 pessoas.

A sua primeira travessia aconteceu entre outubro de 2010 e fevereiro de 2011, levando-o a percorrer uma das zonas mais estreitas do oceano, entre a capital senegalesa Dakar e a cidade brasileira de Acarau.

Na segunda viagem, Doba partiu de Lisboa em outubro de 2013 e chegou à Florida em abril do ano seguinte.

No domingo, o polaco começou o que descreveu como a sua viagem "mais difícil", seis mil quilómetros por zonas de tempestade nas águas geladas no Atlântico Norte.

"Sei que esta vai ser a mais difícil das três. A água é fria. Há muito mais correntes e tempestades previstas. Vai ser interessante", disse.

Apesar dos obstáculos, Doba está determinado a chegar a Lisboa a tempo do seu 70.º aniversário, a 09 de setembro.

"Desde o princípio que planeei fazer um círculo", disse, lembrando como planeou a sua aventura da Europa ou África para a América do Sul, depois da América do Sul para os Estado Unidos e daí para a Europa. "O meu sonho é terminar isto", explicou.


Lusa

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.