sicnot

Perfil

Mundo

Polaco em travessia transatlântica de Nova Iorque a Portugal

Um homem polaco de 69 anos partiu no domingo de Nova Iorque em direção a Portugal, na sua terceira travessia transatlântica em caiaque.

Aleksander Doba, eleito aventureiro do ano em 2015 pela National Geographic depois de duas travessias a solo, partiu de Manhattan, incentivado por uma audiência de cerca de 100 pessoas.

A sua primeira travessia aconteceu entre outubro de 2010 e fevereiro de 2011, levando-o a percorrer uma das zonas mais estreitas do oceano, entre a capital senegalesa Dakar e a cidade brasileira de Acarau.

Na segunda viagem, Doba partiu de Lisboa em outubro de 2013 e chegou à Florida em abril do ano seguinte.

No domingo, o polaco começou o que descreveu como a sua viagem "mais difícil", seis mil quilómetros por zonas de tempestade nas águas geladas no Atlântico Norte.

"Sei que esta vai ser a mais difícil das três. A água é fria. Há muito mais correntes e tempestades previstas. Vai ser interessante", disse.

Apesar dos obstáculos, Doba está determinado a chegar a Lisboa a tempo do seu 70.º aniversário, a 09 de setembro.

"Desde o princípio que planeei fazer um círculo", disse, lembrando como planeou a sua aventura da Europa ou África para a América do Sul, depois da América do Sul para os Estado Unidos e daí para a Europa. "O meu sonho é terminar isto", explicou.


Lusa

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    A capital da Itália foi esta manhã sacudida por três sismos em apenas uma hora, de entre 5,3 e 5,7 na escala de Richter, não havendo até ao momento registo de vítimas.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".