sicnot

Perfil

Mundo

Principal companhia aérea da américa latina suspende voos para a Venezuela

A Latam, a principal companhia aérea da América Latina, anunciou hoje que suspendeu indefinidamente os voos com destino à Venezuela devido à crise económica que atinge o país.

© Marcos Brindicci / Reuters

Invocando o "cenário macroeconómico complexo que a região atravessa", a Latam, nascida da fusão entre a chilena LAN e a brasileira TAM, "suspende por uma duração não definida as suas operações no aeroporto internacional Simon Bolivar de Caracas", refere um comunicado da companhia.

A Venezuela, dependente de importações, enfrenta uma grave crise económica, com falta de abastecimento de bens essenciais, e elevada inflação, que em 2015 chegou aos 180%, devido à falta de divisas estrangeiras à baixa do preço do petróleo.

O país encontra-se também a braços com uma crise política desde o início de 2014, acentuada com a vitória da oposição nas legislativas de dezembro de 2015. A oposição pretende a organização de um "referendo revogatório" para destituir o presidente venezuelano Nicolás Maduro.

A companhia aérea alemã Lufthansa também anunciou, no sábado, que vai suspender os voos entre a Venezuela e a Alemanha a partir de 18 de junho devido à impossibilidade de trocar as receitas para dólares norte-americanos e à baixa procura de voos.

Lusa

  • Primeiro-ministro hoje na cidade da Praia 

    País

    O primeiro-ministro, António Costa, está hoje em Cabo Verde para a a IV cimeira bilateral entre Portugal e aquele país africano, aproveitando a passagem pela cidade da Praia para inaugurar a escola portuguesa.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.