sicnot

Perfil

Mundo

Acionista chinês da TAP compra participação em transportadora aérea australiana

O grupo chinês HNA, empresa matriz da companhia aérea Hainan Airlines e alegados futuros acionistas da TAP, vai comprar uma participação de 13% da transportadora aérea australiana Virgin Australia, anunciou hoje a empresa.

© China Daily China Daily Infor

A empresa, liderada pelo milionário chinês Chen Feng, vai pagar 115 milhões de dólares para entrar na Virgin Australia, lê-se num comunicado hoje divulgado.

O anúncio surge uma semana após a Atlantic Gateway ter confirmado que a HNA poderá vir a ficar com uma participação indireta de 20% do capital da TAP.

Segundo o consórcio que tem 45% do capital da transportadora aérea portuguesa, a HNA vai adquirir 13% do capital da Azul (companhia do brasileiro David Neelman que integra a Atlantic Gateway).

Ao mesmo tempo, vai entrar no capital da Atlantic Gateway com uma participação na ordem dos sete por cento.

Entretanto, a Beijing Capital Airlines, que pertence à HNA, pediu na semana passada autorização à Administração de Aviação Civil da China para lançar o primeiro voo direto entre o país asiático e Portugal.

"Agrada-nos o seu modelo de negócio, porque não só inclui a exploração dos voos, mas também grandes investimentos nas áreas do turismo e hospitalidade", disse à agência Lusa o secretário de Estado da Internacionalização, Jorge Costa Oliveira, durante uma visita à China.

Em abril passado, a HNA anunciou a compra da cadeia hoteleira norte-americana Carlson Hotels, que detém 1.400 hotéis em 115 países e regiões e uma participação de 51,3% no Rezidor Hotel Group, que tem sede em Bruxelas.

Em fevereiro, pagou 6.000 milhões de dólares (5,3 mil milhões de euros) pela Ingram Micro, distribuidora norte-americana de tecnologia.

Segunda maior economia do planeta, o país asiático é também o maior emissor mundial de turistas. No conjunto, cerca de 120 milhões de chineses viajaram para fora da China continental em 2015, num aumento de 19,5% em relação ao ano anterior.

A Virgin Australia, segunda principal companhia aérea australiana, referiu, em comunicado, que a entrada da HNA na empresa visa aumentar o acesso ao "mercado turístico chinês em rápido crescimento" e que as duas companhias estão a considerar abrir voos diretos entre Austrália e a China.


Lusa

  • Mulher detida ao tentar atropelar polícias junto ao Capitólio, em Washington

    Mundo

    Agentes da polícia abriram fogo contra uma mulher (e não um homem, ao contrário do que inicialmente se disse) que conduzia um carro perto do Capitólio e tentava atropelá-los, segundo o Departamento da Polícia Metropolitana de Washington. A mulher foi detida mas a polícia garante que não se tratou de um ato terrorista.

  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.