sicnot

Perfil

Mundo

China completa ponte de cristal mais extensa do mundo

Uma ponte feita de cristal, com 393 metros de extensão e suspensa a 360 metros de altura - a maior do mundo segundo ambos critérios -, foi concluída no grande desfiladeiro de Zhangjiajie, no centro da China.

haimdotan.com

Segundo o jornal de Hong Kong South China Morning Post, a estrutura, situada no parque florestal de Tianmenshan, foi projetada para suportar até 800 pessoas em simultâneo.

Desenhada pelo arquiteto israelita Haim Dotan, que já desenhou o pavilhão de Israel para a exposição Xangai 2010, aquela estrutura devia ter sido concluída no final de 2015, mas as obras atrasaram-se devido às fortes chuvas que atingiram a região.

Zhangjiajie, uma área que reúne montanhas cársticas, tornou-se famosa por ter inspirado as montanhas 'Aleluya', do filme Avatar.

A construção deste género de ponte, que permite aos turistas apreciar a paisagem em todo o pormenor, tem-se multiplicado em parques e edifícios da China.

Em outubro passado, os visitantes do parque de Yuntaishan apanharam um susto quando a ponte de vidro que atravessa o desfiladeiro com 1.000 metros de altura, começou a rachar.

lusa

  • "O que é isto, mamã?"
    36:23
  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC