sicnot

Perfil

Mundo

Coreia do Norte volta a falhar lançamento de míssil balístico

A Coreia do Norte voltou hoje a tentar lançar, aparentemente sem êxito, um novo míssil balístico de médio alcance, em violação das resoluções da ONU, disse o Ministério da Defesa da Coreia do Sul.

Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte

Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte

© Damir Sagolj / Reuters

Os lançamentos com a utilização de tecnologia de mísseis balísticos constituem uma infração das resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

As tensões aumentaram na península coreana desde o quarto teste nuclear da Coreia do Norte efetuado em janeiro, seguido do lançamento de um 'rocket' de longo alcance no mês seguinte.

O Ministério da Defesa em Seul disse que o teste de míssil ocorreu hoje às 05:20 (21:20 de segunda-feira em Lisboa), ao largo da região de Wonsan, na costa leste.

"A tentativa de lançamento de míssil (da Coreia do Norte)... parece ter falhado", disse um porta-voz do Ministério da Defesa sul-coreano.

O ministério não precisou o tipo de míssil, mas a agência de notícias sul-coreana Yonhap citou fontes militares, afirmando que se estimava ser míssil de médio alcance Musudan.

Em abril, a Coreia do Norte falhou três tentativas de lançamento de um Musudan, que tem um alcance estimado entre 2.500 e 4.000 quilómetros (entre 1.550 e 2.500 milhas).

Lusa

  • O percurso dos rendimentos de Ronaldo
    3:43

    Football Leaks

    O Ministério das Finanças espanhol abriu uma investigação a Cristiano Ronaldo, por eventuais irregularides na declaração dos rendimentos da publicidade. A Gestifute, empresa do agente do avançado do Real Madrid, garante que Ronaldo tem os impostos em dia. A investigação aos documentos extraídos da plataforma informática Football Leaks, liderada pela revista alemã Der Spiegel, e da qual faz parte o jornal Expresso, conseguiu traçar o percurso dos rendimentos do melhor jogador do mundo.

  • Fábio Coentrão investigado por suspeita de delitos fiscais
    3:37

    Football Leaks

    O Ministério Público de Madrid acusou o defesa português Ricardo Carvalho de evasão fiscal e está a investigar Fábio Coentrão por eventuais delitos fiscais. Além dos dois portugueses a justiça acusou ainda o espanhol Xabi Alonso, o argentino Ángel Di María e investiga o colombiano Falcão. As investigações surgem depois da revelação do caso Football Leaks, investigada pelo Expresso e pelo consórcio europeu de jornalistas que tiveram acesso a milhões de documentos.

  • Uma alternativa aos serviços de enfermagem ao domicílio
    7:34
    Contas Poupança

    Contas Poupança

    4ª FEIRA JORNAL DA NOITE

    Chamar o médico a casa é um procedimento habitual para muitas famílias, mas chamar um enfermeiro a casa é menos comum. Uma portuguesa criou um sistema inovador no mundo em que pode chamar um enfermeiro a casa através da internet ou de uma aplicação para telemóvel com os mesmos preços em todo o país e sem mensalidades. Só paga o serviço que utilizar. O Contas Poupança foi conhecer os preços e comparar para ver se compensa.

  • As primeiras palavras de um dos sobreviventes da Chapecoense
    0:29