sicnot

Perfil

Mundo

Coreia do Norte volta a falhar lançamento de míssil balístico

A Coreia do Norte voltou hoje a tentar lançar, aparentemente sem êxito, um novo míssil balístico de médio alcance, em violação das resoluções da ONU, disse o Ministério da Defesa da Coreia do Sul.

Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte

Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte

© Damir Sagolj / Reuters

Os lançamentos com a utilização de tecnologia de mísseis balísticos constituem uma infração das resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

As tensões aumentaram na península coreana desde o quarto teste nuclear da Coreia do Norte efetuado em janeiro, seguido do lançamento de um 'rocket' de longo alcance no mês seguinte.

O Ministério da Defesa em Seul disse que o teste de míssil ocorreu hoje às 05:20 (21:20 de segunda-feira em Lisboa), ao largo da região de Wonsan, na costa leste.

"A tentativa de lançamento de míssil (da Coreia do Norte)... parece ter falhado", disse um porta-voz do Ministério da Defesa sul-coreano.

O ministério não precisou o tipo de míssil, mas a agência de notícias sul-coreana Yonhap citou fontes militares, afirmando que se estimava ser míssil de médio alcance Musudan.

Em abril, a Coreia do Norte falhou três tentativas de lançamento de um Musudan, que tem um alcance estimado entre 2.500 e 4.000 quilómetros (entre 1.550 e 2.500 milhas).

Lusa

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Jornalista bielorrusso come jornal após perder aposta

    Desporto

    Vyacheslav Fedorenko, editor de desporto de um importante jornal da Bielorrúsia, apostou que o Dinamo Minsk não chegaria aos play-offs da Kontinental Hockey League (KHL), uma liga internacional dominada por equipas russas. Perdeu e acabou a comer as próprias palavras, impressas em papel.

  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.