sicnot

Perfil

Mundo

Hamas executa três condenados à morte

O procurador-geral nomeado pelo movimento de resistência islâmica Hamas, no poder na Faixa de Gaza, anunciou que três condenados à morte foram hoje executados, ao amanhecer e secretamente.

reuters

Ismail Jaber não adiantou de que forma os três homens, condenados por homicídio, foram executados. O Hamas indicou que as famílias das vítimas exigiram a execução das sentenças.

O procurador-geral tinha defendido recentemente que os criminosos de direito comum fossem executados em praça pública, tratamento habitualmente reservado aos palestinianos acusados de colaborar com o inimigo israelita.

Vários dirigentes do Hamas pediram recentemente às autoridades judiciárias, nas mãos do movimento islamita desde que tomou o poder pela força em Gaza, em 2007, a execução de 13 homens atualmente no corredor da morte por crimes de direito comum.

Este apelo levou vários defensores dos direitos humanos e organizações internacionais a pedir ao Hamas que renunciasse às execuções.

Mas o procurador-geral deixou claro que mais condenados poderão ser executados em breve.

"Executar todas as decisões judiciárias é um dever legal para proteger a sociedade", advertiu o seu gabinete.

Em comunicado, o gabinete de Ismail Jaber defendeu a legalidade das condenações e afirmou que "todas as etapas jurídicas" e as "garantias legais dos acusados foram respeitadas" durante o processo

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura durante a noite. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vitima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.