sicnot

Perfil

Mundo

Imagine-se a correr 230 metros bem íngremes com vários quilos de lã às costas

Imagine-se a correr 230 metros bem íngremes com vários quilos de lã às costas

Correr com um grande saco de lã às costas pode não parecer a melhorar maneira para passar um feriado. Contudo, todos os anos vários concorrentes juntam-se no "Bank Holiday" (feriado público no Reino Unido) e percorrem 230 metros entre dois "pubs" locais, numa inclinação íngreme, com vários quilos de lã às costas

A corrida não é apenas para homens, que levam mais de 26 quilogramas, mas também para as mulheres que carregam sacos mais leves, com cerca de 11 quilogramas de lã.

O Campeonato Mundial de Corrida com Sacos de Lã começou há 43 anos, numa tradição que remonta à Idade Média, quando Tetbury era uma das cidades mais prósperas no comércio de lã.

Na altura, a colina da cidade era a rota principal dos muitos comerciantes que queria chegar ao mercado para vender a lã.

A história conta que os comerciantes mais jovens queriam mostrar a sua força às jovens raparigas, daí competiam entre si até ao mercado com o saco de lã às costas.

A tradição continua e, este ano, centenas de espectadores apareceram para ver a corrida.

  • Trump desafia Oprah a candidatar-se para ser "derrotada como todos os outros"

    Mundo

    Apesar de Oprah Winfrey ter excluído uma eventual candidatura às eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, Donald Trump ainda não se esqueceu dos rumores e desafiou a apresentadora a candidatar-se em 2020. Através do Twitter, o Presidente norte-americano disse ainda que assim poderia ser "exposta e derrotada como todos os outros".

    SIC

  • Mulher enterrada viva no Brasil
    1:13

    Mundo

    Uma mulher de 37 anos terá sido enterrada viva no oeste da Bahia, no Brasil. A certidão de óbito aponta um choque séptico como a causa da morte, mas os ferimentos com que foi encontrada no interior do caixão indicam um possível erro. Os moradores de casas vizinhas do cemitério municipal onde Rosângela dos Santos foi enterrada ouviram gritos vindos do túmulo.

  • António Guterres, "o governante mais amado desde sempre em democracia"
    2:27

    País

    António Guterres foi distinguido com o grau de honoris causa pela Universidade de Lisboa. A cerimónia decorreu esta manhã e contou com a presença do Presidente da República e do primeiro-ministro. Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que Guterres foi o governante mais amado da democracia portuguesa.