sicnot

Perfil

Mundo

Imagine-se a correr 230 metros bem íngremes com vários quilos de lã às costas

Imagine-se a correr 230 metros bem íngremes com vários quilos de lã às costas

Correr com um grande saco de lã às costas pode não parecer a melhorar maneira para passar um feriado. Contudo, todos os anos vários concorrentes juntam-se no "Bank Holiday" (feriado público no Reino Unido) e percorrem 230 metros entre dois "pubs" locais, numa inclinação íngreme, com vários quilos de lã às costas

A corrida não é apenas para homens, que levam mais de 26 quilogramas, mas também para as mulheres que carregam sacos mais leves, com cerca de 11 quilogramas de lã.

O Campeonato Mundial de Corrida com Sacos de Lã começou há 43 anos, numa tradição que remonta à Idade Média, quando Tetbury era uma das cidades mais prósperas no comércio de lã.

Na altura, a colina da cidade era a rota principal dos muitos comerciantes que queria chegar ao mercado para vender a lã.

A história conta que os comerciantes mais jovens queriam mostrar a sua força às jovens raparigas, daí competiam entre si até ao mercado com o saco de lã às costas.

A tradição continua e, este ano, centenas de espectadores apareceram para ver a corrida.

  • Atrás das Câmaras em Mirandela
    2:36

    Atrás das Câmaras

    A SIC está a percorrer o pais para ouvir as historias dos municípios e dos eleitores. Até às autárquicas, o programa opinião pública dá lugar ao Atrás das Câmaras, que hoje está em Mirandela, no distrito de Bragança, como conta a repórter Catarina Lázaro.

    Hoje na SIC e SIC Notícias

  • Ambiente e direitos humanos dominam discurso de Costa na ONU
    2:03
  • "Não é possível fazer tudo ao mesmo tempo"
    0:39

    Orçamento do Estado 2018

    O deputado e economista do PS Paulo Trigo Pereira defende que o desagravamento fiscal que o Governo quer pôr em marcha é "moderado". Em entrevista ao Público e à Renascença, o socialista diz que é preciso realismo e que é uma "alquimia" mexer ao mesmo tempo nas carreiras, pensões e rendimentos dos trabalhadores.

  • Como fazer negócios no mercado dos leilões
    7:15