sicnot

Perfil

Mundo

Quatro genes dão a forma ao nariz

Foram identificados os quatro genes que determinam o tamanho e a forma do nariz. Um quinto gene é responsável pela protuberância do queixo.

© Eric Gaillard / Reuters

Grego, aquilino, adunco, de falcão, pequeno, arrebitado, achatado... a forma do nariz não é apenas um capricho da natureza, tem quatro genes responsáveis pela sua "construção".

O estudo, publicado na revista Nature Communications, analisou 6 mil pessoas com as mais variadas ascendências na América Latina para estudar as diferenças faciais e identificar quais os genes que determinam o tamanho do nariz e do queixo.

Os cientistas da University College de Londres identificaram cinco genes: DCHS2, RUNX2, GLI3 e PAX1 afetam o tamanho e a forma do nariz; o gene EDAR - determina a protuberância do queixo.

As diferentes características dos narizes são fruto da evolução, dependendo do meio ambiente. Assim, o nariz relativamente direito dos europeus resulta da adaptação a um clima frio e seco.

A descoberta dos genes permitirá assim explorar de que forma o meio ambiente influenciou a evolução do ser humano. Além disso, ajudará a entender melhor e tratar problemas de desenvolvimento, bem como aperfeiçoar a reconstrução facial.

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marcelo diz que é hora de valorizar o poder local
    0:40

    País

    O Presidente da República diz que este é o momento para valorizar o poder local. Sobre a descida da Taxa Social Única, Marcelo Rebelo de Sousa recusou comentar e negou que haja crispação politica entre Governo e oposição.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.