sicnot

Perfil

Mundo

Quatro genes dão a forma ao nariz

Foram identificados os quatro genes que determinam o tamanho e a forma do nariz. Um quinto gene é responsável pela protuberância do queixo.

© Eric Gaillard / Reuters

Grego, aquilino, adunco, de falcão, pequeno, arrebitado, achatado... a forma do nariz não é apenas um capricho da natureza, tem quatro genes responsáveis pela sua "construção".

O estudo, publicado na revista Nature Communications, analisou 6 mil pessoas com as mais variadas ascendências na América Latina para estudar as diferenças faciais e identificar quais os genes que determinam o tamanho do nariz e do queixo.

Os cientistas da University College de Londres identificaram cinco genes: DCHS2, RUNX2, GLI3 e PAX1 afetam o tamanho e a forma do nariz; o gene EDAR - determina a protuberância do queixo.

As diferentes características dos narizes são fruto da evolução, dependendo do meio ambiente. Assim, o nariz relativamente direito dos europeus resulta da adaptação a um clima frio e seco.

A descoberta dos genes permitirá assim explorar de que forma o meio ambiente influenciou a evolução do ser humano. Além disso, ajudará a entender melhor e tratar problemas de desenvolvimento, bem como aperfeiçoar a reconstrução facial.

  • Novas buscas no Universo Espírito Santo

    Queda do BES

    O Ministério Público voltou a fazer buscas no âmbito dos processos do Universo Espírito Santo. A SIC sabe que ontem e hoje os investigadores recolheram provas em diversos locais do continente e também na Madeira, nomeadamente em residências, empresas e entidades bancárias.

    Notícia SIC

  • Visitar a região afetada pelo fogos é uma forma de ajudar na recuperação
    3:07
  • Carvalhal do Sapo tenta recuperar a vida normal após incêndio
    2:33

    País

    As populações das aldeias de Góis tentam voltar à normalidade, ao fim de vários dias rodeadas por um grande dispositivo de operacionais. A repórter Cristina Freitas esteve hoje em Carvalhal do Sapo, onde se realizou mais um funeral de uma das vítimas do incêndio de Pedrógão Grande.

  • Falta de médicos e de ofertas de emprego preocupa habitantes da Guarda
    5:13
  • "Do ponto de vista interno a candidatura do Porto é a melhor" 
    0:50

    País

    António Costa admite que a candidatura da cidade do Porto para receber a Agência Europeia do Medicamento seria a melhor para Portugal. No entanto o primeiro-ministro diz que é preciso avaliar se a candidatura do Porto é a que tem mais hipóteses de ganhar, quando comparada com outras cidades europeias. 

  • Daesh divulga imagens da destruição da mesquita de Mossul
    1:58
  • "Podemos ser atendidos por um médico branco?"
    0:58