sicnot

Perfil

Mundo

Quatro genes dão a forma ao nariz

Foram identificados os quatro genes que determinam o tamanho e a forma do nariz. Um quinto gene é responsável pela protuberância do queixo.

© Eric Gaillard / Reuters

Grego, aquilino, adunco, de falcão, pequeno, arrebitado, achatado... a forma do nariz não é apenas um capricho da natureza, tem quatro genes responsáveis pela sua "construção".

O estudo, publicado na revista Nature Communications, analisou 6 mil pessoas com as mais variadas ascendências na América Latina para estudar as diferenças faciais e identificar quais os genes que determinam o tamanho do nariz e do queixo.

Os cientistas da University College de Londres identificaram cinco genes: DCHS2, RUNX2, GLI3 e PAX1 afetam o tamanho e a forma do nariz; o gene EDAR - determina a protuberância do queixo.

As diferentes características dos narizes são fruto da evolução, dependendo do meio ambiente. Assim, o nariz relativamente direito dos europeus resulta da adaptação a um clima frio e seco.

A descoberta dos genes permitirá assim explorar de que forma o meio ambiente influenciou a evolução do ser humano. Além disso, ajudará a entender melhor e tratar problemas de desenvolvimento, bem como aperfeiçoar a reconstrução facial.