sicnot

Perfil

Mundo

Al-Shebab reivindicam atentado contra hotel de Mogadíscio

Os islamitas somalis da al-Shebab reivindicaram um atentado com viatura armadilhada hoje perpetrado contra o hotel Ambassador, no centro da capital somali, que fez um número indeterminado de vítimas, enquanto fontes concordantes relatam combates "em curso" dentro do edifício.

© Feisal Omar / Reuters

"O ataque começou com uma forte explosão e combatentes 'mujahidines' entraram no edifício", afirmou o grupo al-Shebab num comunicado divulgado via Internet.

Por sua vez, um responsável da segurança somali, Abdirasak Ahmed, confirmou à agência de notícias francesa AFP: "Uma viatura armadilhada atingiu um hotel, há civis mortos".

Uma fonte da segurança que solicitou o anonimato declarou que "o hotel Ambassador, onde estão alojados alguns deputados, era o alvo".

A mesma fonte precisou que a explosão, ocorrida pelas 17:40 locais (15:40 em Lisboa), foi seguida de um "ataque complexo" e que "combates com armas de fogo estão ainda em curso".

"Vi vários cadáveres no exterior do hotel, mas não sabemos quantas pessoas estão lá dentro, nem o número de vítimas no interior", explicou uma testemunha, Ibrahim Sheik Nur.

"As forças de segurança estão agora dentro do edifício e toda a zona foi cercada [pela polícia], acrescentou a mesma fonte.

Outra testemunha, Mohamed Elmi, garante ter visto "sete corpos, a maioria carbonizados", devido à explosão que descreveu como "muito forte".

O grupo somali al-Shebab, ligado à Al-Qaida, foi expulso de Mogadíscio em 2011 mas continua a representar uma forte ameaça tanto para a Somália como para o vizinho Quénia, onde realiza ataques frequentes.

Lusa

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.

  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.