sicnot

Perfil

Mundo

Al-Shebab reivindicam atentado contra hotel de Mogadíscio

Os islamitas somalis da al-Shebab reivindicaram um atentado com viatura armadilhada hoje perpetrado contra o hotel Ambassador, no centro da capital somali, que fez um número indeterminado de vítimas, enquanto fontes concordantes relatam combates "em curso" dentro do edifício.

© Feisal Omar / Reuters

"O ataque começou com uma forte explosão e combatentes 'mujahidines' entraram no edifício", afirmou o grupo al-Shebab num comunicado divulgado via Internet.

Por sua vez, um responsável da segurança somali, Abdirasak Ahmed, confirmou à agência de notícias francesa AFP: "Uma viatura armadilhada atingiu um hotel, há civis mortos".

Uma fonte da segurança que solicitou o anonimato declarou que "o hotel Ambassador, onde estão alojados alguns deputados, era o alvo".

A mesma fonte precisou que a explosão, ocorrida pelas 17:40 locais (15:40 em Lisboa), foi seguida de um "ataque complexo" e que "combates com armas de fogo estão ainda em curso".

"Vi vários cadáveres no exterior do hotel, mas não sabemos quantas pessoas estão lá dentro, nem o número de vítimas no interior", explicou uma testemunha, Ibrahim Sheik Nur.

"As forças de segurança estão agora dentro do edifício e toda a zona foi cercada [pela polícia], acrescentou a mesma fonte.

Outra testemunha, Mohamed Elmi, garante ter visto "sete corpos, a maioria carbonizados", devido à explosão que descreveu como "muito forte".

O grupo somali al-Shebab, ligado à Al-Qaida, foi expulso de Mogadíscio em 2011 mas continua a representar uma forte ameaça tanto para a Somália como para o vizinho Quénia, onde realiza ataques frequentes.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • Obama diz que não fica em silêncio se os valores do país forem ameaçados
    2:26
  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..