Cientistas alemães tentam criar vacina contra o cancro

Um grupo cientistas alemães está a tentar criar uma vacina universal contra o cancro graças a uma técnica que ensina o sistema imunitário a atacar os tumores, segundo um estudo hoje publicado na revista Nature.

© Karoly Arvai / Reuters

Os investigadores da Universidade de Maguncia utilizaram nanopartículas com ARN de um tumor para simular a intrusão de um agente patogénico para a corrente sanguínea e desencadear uma resposta autoimune.

A revista sublinha que os investigadores alemães conseguiram induzir respostas antitumor em ratinhos e, numa primeira fase experimental em seres humanos, em três pacientes com melanoma avançado.

A investigação, "provavelmente, representa um passo no sentido de uma vacina universal contra o cancro", escreve a revista.

Os cientistas já descobriram que é difícil encontrar mecanismos de vacinação eficazes porque as células cancerígenas são semelhantes em muitos aspetos ao normal, de modo que o sistema imunológico evita atacar.

O método só produz uma resposta defensiva eficiente quando as células cancerígenas produzem antígenos - substâncias que fomentam a criação de anticorpos - distintos do que produzem as células saudáveis.

Outro dos fatores que limita a resposta imune ao cancro é que o crescimento dos tumores não é acompanhado de sinais inflamatórios importantes, como as que ocorrem durante a infeção microbiana, que dispara a resposta autoimune.

Por aquele motivo, o sistema imunitário em ocasiões tolera, ou promove, a formação de um tumor.

• Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal

Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos.

• Na linha do triunfo