sicnot

Perfil

Mundo

Explosão de veículo armadilhado e tiroteio fazem vários mortos em hotel de Mogadíscio

Uma viatura armadilhada explodiu hoje num hotel de Mogadíscio situado no centro da capital somali matando várias pessoas, antes de um grupo de homens armados irromper aos tiros nas instalações, segundo fontes da segurança.

© Feisal Omar / Reuters

Uma grande coluna de fumo ergue-se do hotel Ambassador, numa movimentada rua do centro da cidade, onde estão alojados vários deputados e em cujo interior decorrem ainda tiroteios, indicaram testemunhas, desconhecendo-se, por enquanto, o número de vítimas.

"Um veículo com um engenho explosivo armadilhado explodiu no hotel Ambassador, na rua Makkah Almukarramah", disse uma fonte da segurança citada pela agência de notícias francesa AFP.

"De acordo com as mais recentes informações recebidas, seguiu-se um complexo ataque, houve uma invasão do hotel e há um tiroteio ainda em curso", precisou a mesma fonte.

Testemunhas indicaram que há vários mortos.

O grupo somali al-Shebab, ligado à Al-Qaida, foi expulso de Mogadíscio em 2011 mas continua a representar uma forte ameaça tanto para a Somália como para o vizinho Quénia, onde realiza ataques frequentes.

Lusa

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22