sicnot

Perfil

Mundo

Explosão de veículo armadilhado e tiroteio fazem vários mortos em hotel de Mogadíscio

Uma viatura armadilhada explodiu hoje num hotel de Mogadíscio situado no centro da capital somali matando várias pessoas, antes de um grupo de homens armados irromper aos tiros nas instalações, segundo fontes da segurança.

© Feisal Omar / Reuters

Uma grande coluna de fumo ergue-se do hotel Ambassador, numa movimentada rua do centro da cidade, onde estão alojados vários deputados e em cujo interior decorrem ainda tiroteios, indicaram testemunhas, desconhecendo-se, por enquanto, o número de vítimas.

"Um veículo com um engenho explosivo armadilhado explodiu no hotel Ambassador, na rua Makkah Almukarramah", disse uma fonte da segurança citada pela agência de notícias francesa AFP.

"De acordo com as mais recentes informações recebidas, seguiu-se um complexo ataque, houve uma invasão do hotel e há um tiroteio ainda em curso", precisou a mesma fonte.

Testemunhas indicaram que há vários mortos.

O grupo somali al-Shebab, ligado à Al-Qaida, foi expulso de Mogadíscio em 2011 mas continua a representar uma forte ameaça tanto para a Somália como para o vizinho Quénia, onde realiza ataques frequentes.

Lusa

  • Daesh transforma drones em bombardeiros 

    Daesh

    As estratégias de combate do Daesh têm vindo a sofrer alterações, bem como a capacidade das forças militares iraquianas para confrontar e derrotar o inimigo. De acordo com o responsável do Exército dos EUA Brett Sylvia, comandante militar no Iraque, a tática mais recente desenvolvida pelo Daesh consiste em usar drones de uso comercial em pequenos bombardeiros, capazes de transportar e lançar granadas.

  • PSD e CDS têm caminhos diferentes
    1:22

    País

    Assunção Cristas já respondeu a Pedro Passos Coelho, depois de o líder do PSD ter recusado apoiar a candidatura da líder do CDS à Câmara de Lisboa. Cristas diz que os dois partidos têm caminhos diferentes. O PSD continua sem apresentar candidato. Contudo, Marques Mendes revelou que Passos Coelho convidou José Eduardo Moniz a candidatar-se à Câmara de Lisboa.