sicnot

Perfil

Mundo

Ioga e meditação, dupla de sucesso para o cérebro

Uma rotina de ioga e meditação melhora as capacidades do cérebro e ajuda a travar a degeneração própria do envelhecimento, revela um estudo feito com adultos mais idosos que já mostravam sinais de perda de memória.

© Lucy Pemoni / Reuters

É possível atrasar e mitigar os efeitos do envelhecimento com exercícios de ioga, afirmam os cientistas. Melhor ainda se combinarmos atividade física com meditação.

Na investigação conduzida pela Unversidade da Califórnia, foram recrutados 29 adultos de meia-idade ou mais da área de Los Angeles. Todos diziam estar preocupados com a perda de memória e todos tinham já sinais de que podem vir a desenvolver algum tipo de demência.

Divididos em dois grupos, o primeiro realizou um programa com uma hora de exercícios mentais. O segundo praticou ioga e meditação.

Ao final de 12 semanas, todos os 29 voluntários mostravam significantes melhorias ao nível do raciocínio. Mas aqueles que praticaram ioga tiveram resultados muito melhores.

"Ficámos supreendidos com a dimensão" das melhorias, confessou a supervisora do estudo, a professora de psiquiatrida da UCLA Helen Lavretsky.

  • Ioga do riso como terapia para doentes oncológicos
    2:05

    Mundo

    Num hospital das Filipinas, os doentes oncológicos serviram de cobaias a um novo tratamento: passaram uma tarde a fazer ioga do riso. Os especialistas acreditam que rir é benéfico para os doentes com cancro, pois melhora a qualidade de vida, alivia o stress e fortalece o sistema imunitário.

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.