sicnot

Perfil

Mundo

Ioga e meditação, dupla de sucesso para o cérebro

Uma rotina de ioga e meditação melhora as capacidades do cérebro e ajuda a travar a degeneração própria do envelhecimento, revela um estudo feito com adultos mais idosos que já mostravam sinais de perda de memória.

© Lucy Pemoni / Reuters

É possível atrasar e mitigar os efeitos do envelhecimento com exercícios de ioga, afirmam os cientistas. Melhor ainda se combinarmos atividade física com meditação.

Na investigação conduzida pela Unversidade da Califórnia, foram recrutados 29 adultos de meia-idade ou mais da área de Los Angeles. Todos diziam estar preocupados com a perda de memória e todos tinham já sinais de que podem vir a desenvolver algum tipo de demência.

Divididos em dois grupos, o primeiro realizou um programa com uma hora de exercícios mentais. O segundo praticou ioga e meditação.

Ao final de 12 semanas, todos os 29 voluntários mostravam significantes melhorias ao nível do raciocínio. Mas aqueles que praticaram ioga tiveram resultados muito melhores.

"Ficámos supreendidos com a dimensão" das melhorias, confessou a supervisora do estudo, a professora de psiquiatrida da UCLA Helen Lavretsky.

  • Ioga do riso como terapia para doentes oncológicos
    2:05

    Mundo

    Num hospital das Filipinas, os doentes oncológicos serviram de cobaias a um novo tratamento: passaram uma tarde a fazer ioga do riso. Os especialistas acreditam que rir é benéfico para os doentes com cancro, pois melhora a qualidade de vida, alivia o stress e fortalece o sistema imunitário.

  • "Sinto-me como quem leva uma sova monumental"
    0:30
  • Temperaturas vão subir até 4ª feira

    País

    As temperaturas vão subir até esta quarta-feira, prevendo-se máximas entre os 22 e os 29 graus na generalidade do território, valores acima do normal para a época do ano, adiantou hoje a meteorologista Maria João Frada.

  • A história por detrás da fotografia que correu (e impressionou) o Mundo

    Mundo

    Depois dos incêndios da semana passada na Galiza, começou a circular na internet e nas redes sociais a imagem de uma cadela que alegadamente levava a sua cria carbonizada na boca. Contudo, a cadela é na verdade macho e chama-se Jacki. Esta é a história do cão que passou os dias após os fogos a recolher animais mortos para os enterrar num campo perto de uma igreja, em Coruxo, Vigo.

    SIC

  • Equipa responsável por renovação da Proteção Civil ainda não é conhecida
    2:45

    País

    A constituição da unidade de missão que deverá entrar esta segunda-feira em funções para concretizar a reforma dos sistemas de prevenção e combate a incêndios ainda não é conhecida. A equipa de trabalho anunciada por António Costa será responsável por pôr de pé o novo sistema de Proteção Civil, aprovado no Conselho de Ministros extraordinário de sábado.

  • "Quero unir o PSD depois de o clarificar"
    1:17
  • Quando o cão de Macron fez chichi no gabinete do Presidente francês
    0:31
  • Antigos presidentes dos EUA angariam 26 milhões para vítimas dos furacões
    0:58

    Mundo

    Os cinco antigos presidentes dos Estados Unidos da América ainda vivos juntaram-se para ajudar as vítimas dos furacões. Bill Clinton e Barack Obama lembraram as vítimas dos furacões e elogiaram o espírito solidário dos norte-americanos. Os antigos presidentes norte-americanos lançaram o apelo no início do mês passado e já conseguiram angariar cerca de 26 milhões de euros.